Estes são os aplicativos de esportes que você não deve usar
O mercado de aplicativos encontrou uma boa mina de ouro nos esportes. E é que a tecnologia e o bem-estar parecem andar de mãos dadas mais do que nunca graças aos dispositivos wearables ou que se vestem de relógios smartwatches e pulseiras quantificadoras, bem como aplicações que permitem monitorizar a atividade física do utilizador. No entanto, nem tudo vai. Apesar da grande variedade de ferramentas disponíveis para esse fim, oferecendo todo tipo de conforto aos usuários, nem todas são realmente funcionais e práticasDe fato, os grandes nomes da área estão indo muito mal em um recente estudo científico que decidiu avaliar um bom número de aplicativos esportivos gratuitos.
Assim, um grupo de pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) decidiu analisar 30 aplicativos esportivos gratuitos para iPhone seguindo os valores de elasticidade, força, resistência e trabalho aeróbico que inclui o American College of Sports Medicine O resultado foi muito decepcionante, encontrando uma única aplicação que excede a aprovação, deixando o resto das ferramentas conhecidas em um lugar muito ruim. Claro, sempre entendendo que a análise foi feita em alguns pontos muito específicos e que nem todos os apps esportivos são genéricos ou buscam criar planos completos.
Dessa forma, a grande maioria dos aplicativos não mostram informações sobre o trabalho aeróbico Eles ganham pontos assim que treinamento de força, mas esquecendo completamente de flexibilidade Um total de 14 pontos que nenhum aplicativo se casa, perdendo a oportunidade que a tecnologia pode oferecer aos usuários que desejam ingressar no mundo do esporte e da saúde.
Portanto, o único aplicativo aprovado é Sworkit Lite Personal Workout Trainer, alcançando 9 de 14 pontos Um aplicativo que oferece todo tipo de exercícios e treinamentos. Tudo isto tendo em conta diferentes critérios e separando os seus exercícios por força, alongamentos, aeróbicos e dedicando uma secção inteira ao Yoga. Mas e quanto a outros aplicativos clássicos como Runtastic?
Bem, de acordo com a análise dos pesquisadores, o restante dos aplicativos não possui as informações e exercícios que o American College of Sports Medicine recomendado. Aplicativos como Nike+ Training Club (3, 11), Strava Running and Cycling (0, 49)ou o aplicativo para obter um 6-pack de Runtastic (0, 33) reprovar com uma nota bastante baixa. Ferramentas que se preocupam em especificar seus exercícios, mas não fornecem todas as informações e preparação que um usuário deve ter ao praticar esportes.
Segundo os pesquisadores, o perigo real é que o usuário acabe ferido E é que os aplicativos têm Conteúdo de alta qualidade muito focado em alguns dos pontos citados, mas sem que nenhum deles tenha conteúdo de qualidade que aborde todos os pontos do esporte segundo American Faculdade de Medicina EsportivaTambém é criticado que 23 dos 30 aplicativos analisados não explicam como realizar ou como escolher um plano de progressão para o usuário Problemas que podem tornar as coisas muito difícil para os iniciantes nos esportes, apesar de parecer atraente e simples de usar.