Eles usam a IKEA para um novo golpe do WhatsApp
O aplicativo de mensagens WhatsApp volta a ser utilizado como rede para coleta de dados pessoais com fins criminosos E é que ser a ferramenta mais utilizada por todos permite, por sua vez, ser o melhor viveiro de todos os tipos de golpes e golpes com a maior probabilidade de sucesso. Assim, uma nova forma de obter dados como números de telefone e endereços de e-mail está bombandoWhatsAppaproveitando marcas como IKEA para enganar os mais incautos.Um novo golpe no qual você não deve morder e não deve exagerar encaminhando links desconhecidos Falaremos sobre isso abaixo.
Ao que parece, nos últimos dias uma nova mensagem tem circulado como fogo de palha por meio de conversas e chats no WhatsApp Nela, o usuário éredirecionado para uma suposta oferta da loja de móveis sueca IKEA, onde é possível conseguiraté 150 euros para futuras compras. Algo que na realidade é uma mentira Ao copiar tanto o logotipo desta loja quanto a aparência de seu site graças às cores corporativas, o usuário é incentivado a preencher um pesquisa para obter acesso a desconto referido É quando o estrago já foi feito.
Na verdade, é uma maneira simples de obter dados do usuárioDetalhes como número de telefone ou endereço ou e-mail que podem ser usados para servendido para bancos de dados, ou para saturar com spam, abusivo ou mesmo vírus que acessam o terminal do usuário e tenha acesso a dados mais importantes Tudo isso cedido pelos próprios usuários sem perceber A técnica criminosa conhecida como phising, na qual se imita o funcionamento e aparência de páginas web originais que, na realidade, não o são .
Dessa forma, o usuário do WhatsApp recebe apenas um link que algum contato crédulo compartilha e alcançou de maneira semelhante. Ao clicar nele, uma pergunta aparece emcom quatro perguntas simples e alguns detalhes para preencher A técnica desse golpe é encorajar o usuário ainserir dados de outros contatos para quem pode reenviar o mesmo golpe e poder espalhar para roubar ainda mais dados.Tudo isto sempre alusivo ao vantajoso desconto de 150 euros no IKEA
O problema é que, com esses dados, os cibercriminosos que lançam esse tipo de golpe podem criar todo tipo de campanhas de spam ou entrega de malware (Trojans e outros tipos de vírus) com os quais enganar o usuário e tentar roubar mais dados ou conteúdo privado do terminal. Por isso, ainda é melhor usar o bom senso, entendendo que as ofertas e descontos não são oferecidos de forma tão vantajosa ou desinteressado, pelo que é aconselhável estar atento a este tipo de campanhas.
A conta na rede social Twitter da Polícia Nacional tem já alertou sobre esse golpe e outros que se aproveitam de marcas conhecidas como H&M e ZARA com o mesmo esquema de ação.
Os usuários possivelmente afetados são incentivados a entrar em contato com suas operadoras de telefonia para garantir que seus números não foram subscreveu qualquer Premium serviço de mensagens ou chamadas de alta taxa, bem como evitar abrir e-mails de contatos desconhecidos e contendo quaisquer anexos