Este é o dinheiro ganho pelos criadores do WhatsApp
Ser o aplicativo de mensagens mais usado no mundo não significa necessariamente ser a opção mais lucrativa E o fato é que o mercado dessas ferramentas, embora legal, é o mais benéfico para empresas. Embora para alguns mais do que para outros, os aplicativos asiáticos são os que conseguiram tirar o máximo proveito das mensagens gratuitas e diretas.Algo que no WhatsApp eles ainda precisam explorar melhor se quiserem voltar ao Facebook o desembolso de cerca de 19 mil milhões de euros que lhes custou obter a candidatura.
Os dados vêm do Wall Street Journal, onde eles investigaram os lucros que alguns aplicativos de mensagens estão obtendo. Algo surpreendente por mostrar como ferramentas de origem asiática como LINE estão gerando muito mais benefícios do que o hegemônico WhatsApp E a questão é que o negócio está em todos aqueles acessórios que os usuários orientais tanto gostam: adesivos, fundos, emoticons, jogos e outros elementos que foram inseridos nas mensagens do usuário. Mas onde isso deixa WhatsApp?
Segundo os dados da reportagem publicada no referido jornal, o testimonial euro ou dólar que tem que pagar anualmente os usuários do WhatsApp, e que geralmente não é atendido, está denunciando alguns 54 milhões de dólares por ano (mais de 47,5 milhões de euros). Ou seja, uns 6 cêntimos ou 5 cêntimos por utilizador Tudo isto tendo em conta que é a aplicação mais utilizada com nada menos que 900 milhões de usuários em todo o mundo. Um fato que está longe de outros aplicativos de mensagens.
Dessa forma, este mesmo relatório afirma que o aplicativo LINE, conhecido por trazer consigo o stickers , mas com apenas 200 milhões de usuários ativos, consegue gerar um colossal 632 milhões de dólares (mais de 556 milhões de euros).E ainda mais, o aplicativo WeChat, a verdadeira rainha dessas ferramentas de mensagens em China Com 600 milhões de usuários ativos, conseguiu girar mais de 4,3 bilhões de dólares ( mais de 3,7 mil milhões de euros). Números que representam ganhos de 3,16 dólares (quase 3 euros) e 7 dólares ( pouco mais de 6 euros) por utilizador, respetivamente. Muito longe dos 6 centavos ou 5 centavos do WhatsApp
E é precisamente por causa de todos os add-ons e ferramentas extras. Alguns conteúdos que os aplicativos asiáticos conseguiram explorar e isso, os usuários certamente apreciam isso. Muito diferente de western aplicativos como Facebook Messenger, que levou vários anos para preencher sua ferramenta mensagens com Stickers e funções como chamadas pela internetAlém disso, ao fazê-lo, acabou oferecendo seu conteúdo gratuitamente Algo que os leva a não ter nenhum tipo de receita por usuário, perdendo o benefício que as ferramentas asiáticas conseguiram embolsar. Claro, WhatsApp e Facebook Messenger reúnem o a maioria dos usuários em todo o mundo. Um ponto muito interessante que acompanha outra das conclusões do relatório WSJ , que garante que messaging é o veículo que mais cresce, e ainda tem espaço para expandir, estimando que 1, mais 1 bilhão de usuários se juntarão até 2018,principalmente deCentro-Oeste e África