Eles roubam e usam sem permissão milhares de contas de redes sociais do Instagram
A aplicativo de terceiros consegue se apossar de centenas de milhares de contas de usuário da rede social Instagram e personificam você ao postar em seu nome . É um Instagram cliente ou aplicativo de gerenciamento criado por terceiros e alcançou mais de meio milhão de downloads em ambos em na App Store e na Google Play Store, tornando-se assim uma das ferramentas malware mais virais que se infiltrou nas principais lojas de aplicativos
Seu nome é InstaAgent e chegou às mãos de milhares de usuários prometendo fornecer dados sobre quem viu ou não as fotos do usuário no Instagram Muito tentador saber que ronda o perfil do usuário sem dar um Like nas fotos e, portanto, sem deixar vestígios de sua passagem. Porém, a realidade é bem diferente, dedicando-se a colher contas e senhas de usuários de todos os que a utilizaram, e atépublicando em seu nome (e sem qualquer tipo de permissão) fotografias através dos diferentes perfis infectados. Problema que acionou todos os alarmes.
Dessa forma, InstaAgent, que conseguiu se colocar esta semana entre os dos aplicativos mais baixados do a App Store da Apple, solicitou os dados da conta de usuário do Instagram para poder conhecer todas essas pessoas que supostamente passaram seu perfil.Uma lista que pouco ou nada tinha a ver com a realidade, e que na verdade escondia uma missão bem mais sinistra. Um desenvolvedor investigou o aplicativo, descobrindo que uma vez que todos esses dados foram coletados, eles foram enviados sem criptografia (sem proteção) para um servidor, onde foram armazenados e usados.
Alguns usuários também ficaram sabendo desse fato ao descobrir fotos publicitárias em suas próprias contas que eles não postaram que o aplicativoInstaAgent entrou sem qualquer tipo de permissão, repetindo-se em muitos dos casos das contas afetadas.
Google não demorou muito para remover o aplicativo da Google Play Store após descobrir o fato. E Apple demorou um pouco mais para fazer o mesmo.No entanto, não podemos esquecer que essas empresas verificam os aplicativos que disponibilizam aos usuários de suas respectivas plataformas, Android e iOS O que significa que há um grande problema de segurançase um aplicativo com permissões para publicar em nome do usuário (oculto, é claro) se infiltra em suas lojas e consegue se tornar viral, afetando centenas de milhares de usuários em todo o mundo mundo, conseguindo até chegar ao topo das listas de aplicativos mais baixados.
Perante esta situação, e se for um dos utilizadores afetados, o melhor é aceder à rede social Instagram através da sua versão web e revogar permissões para o aplicativo InstaAgent no menu Gerenciamento de aplicativosAlém disso para isso, é imperativo modificar a senha da conta e criar uma totalmente nova para evitar que outra pessoa ou vírus use os dados coletados para continuar publicando no seu nome.E, claro, livre-se do aplicativo InstaAgent