Facebook Messenger quer ser como o Snapchat
O app de mensagens efêmeras Snapchat continua chamando a atenção. E não apenas milhões de usuários que já o usam para capturar momentos em fotos e vídeos, desenhá-los e compartilhá-los em um breve espaço de tempo antes de desaparecerem, mas também para as empresas que apostam nisso modelo de comunicação como futuro Tanto que até a rede social Facebook está testando uma função semelhante para garantir aexclusão de mensagens logo após o envio
Este é o aplicativo Facebook Messenger, que quer conquistar mais usuários aderindo à tendência do destruição de mensagens de bate-papo Para isso, esta função está sendo testada em um pequeno grupo de usuários na França, que já possuem o capacidade de testar como Facebook vê as mensagens efêmeras Algo notavelmente diferente de Snapchat, e que tenta novamente para criar um lugar para si mesmo entre esses aplicativos de mensagens um pouco mais privados e secretos que o os habituais como WhatsApp, onde as mensagens ficam no histórico para vê-las a qualquer momento.
Esses usuários sortudos podem acessar qualquer conversa ou chat do Facebook Messenger no Android ou iOS e clique no novo ícone de ampulheta, localizado na parte superior a tela.Isso permite a autodestruição das mensagens enviadas Ou seja, garante que deixem de estar lá uma hora depois de serem enviadas Algo que permite novos usos e uma experiência um pouco diferente do que o normal dentro deste aplicativo: de sextingou envio de conteúdo sexualmente comprometido, até conversas privadas das quais você não deseja deixar vestígios.
O engraçado é que o Facebook Messenger não oferece um tempo variável para as mensagens, como no Snapchat Desta forma, ao pressionar o ícone da ampulheta ativa-se a função, podendo-se ver como as mensagens e fotos enviadas desaparecem gradativamente ao longo do tempo ao longo de uma hora Depois desse tempo só é possível ver o contorno dos balões de fala e fotos, sem que o conteúdo esteja presente. Claro, qualquer usuário dentro da referida conversa pode cancelar a função de autodestruição clicando no ícone novamente.
Esta é a primeira vez que Facebook Messenger inclui um recurso semelhante em seu aplicativo. No entanto, não é a primeira vez que o Facebook tenta satisfazer as necessidades de privacy de seus Usuários. Assim, após o surgimento do Snapchat, a empresa de rede social lançou o Poke, tentando evitar o sangramento de usuários que preferem mensagens que acabam desaparecendo com o tempo. O aplicativo falhou em obter tração, e a empresa seguiu de perto os passos de Snapchatpara evitar a concorrência.
Agora introduz totalmente uma função semelhante, embora mantendo sempre as distâncias. Uma etapa que chega um pouco atrasada, já que outras alternativas como Telegram, WeChat ou LINE já oferecem barreiras para evitar que as mensagens permaneçam no histórico do chat.Mas teremos que esperar até que os testes sejam concluídos na França para ver se Facebook Messenger acaba integrando esta função ou não. Algo para o qual ainda não há data oficial.