Telegram bloqueia canais usados pelo Estado Islâmico para publicar propaganda
Os ataques terroristas do passado Sexta-feira 13 em Paris parecem ter finalmente posicionado os internautas contra o que é conhecido como Estado Islâmico, que contribuem como podem com seu grão de areia na luta contra a barbárie. Assim, há algumas horas sabe-se que o serviço de mensagens Telegram, conhecido por oferecer chats secretos, bloqueou 78 comunicações canais de comunicação supostamente usados por pessoas relacionadas ao Estado Islâmico para divulgar sua propaganda entre os usuários do aplicativo.
Isto foi dado a conhecer por Telegram através da sua conta oficial na rede social Twitter , confirmando o fechamento de 78 canais em diferentes idiomas que apoiaram de alguma forma o Estado Islâmico , ou que foram usados para difundir sua propaganda e mensagens através do aplicativo de mensagens. Fato que foi possível graças à colaboração dos próprios usuários do Telegram, que se encarregaram de reportar todas essas mensagens e conversas públicas produzidas no serviço do aplicativo.
Aparentemente, Telegram seria um dos canais através dos quais Estado Islâmico estaria divulgando suas mensagens, aproveitando os recursos de privacidade e segurança oferecidos pelo serviço. É claro que, neste caso, não são chats secretos ou conversas privadas entre usuários, mas sim canais abertosonde qualquer pessoa pode participar, oferecendo um espaço para expressar-se livremente, compartilhar conteúdo ou discutir qualquer assunto.Função que estaria sendo usada como propaganda route Algo que muitos usuários não gostaram.
Telegram explica em uma publicação dentro de seu canal oficial que o fechamento desses 78 canais em diferentes idiomas foi possível graças aos usuários. E são eles que reportaram as mensagens de propaganda sobre o grupo fanático que reivindicou a autoria dos atentados em Paris, que alertou os responsáveis e quem, finalmente, decidiu eliminar os referidos canais
A empresa por trás do serviço de mensagens secretas explicou esse movimento, que se afasta significativamente de sua linha de ação e seuspermissão para qualquer um expressar sua opinião através dessas mensagensDesta forma, confirma que mantém a sua linha ideológica relativamente à liberdade de expressão ao oferecer a sua candidatura, quer no chat privado ou canais públicos, para falar sobre qualquer assunto ou refutar qualquer informação que seja publicada. Ele também dá como exemplo a possibilidade de que, em um país com censura, qualquer usuário possa falar contra o regime que o governa sem que sua opinião seja vetada. No entanto, afirma que toma medidas contra terroristas se suas mensagens e canais forem denunciados por usuários. Assim, nem os bots ou robôs criados para publicar repetida e automaticamente mensagens de propaganda, nem os canais que servem como meio de divulgação, estão livres do bloqueio dos responsáveis por Telegram
Os usuários só devem denunciar o canal ou conta para que os responsáveis pelo Telegram analisem o conteúdo e decidam fechar o canal que está abusando seu serviço para defender o terrorismo.