he alth e technology definitivamente se deram as mãos com o advento de smartwatches e outros wearables ou dispositivos vestíveis, como quantificar pulseiras Claro, toda essa tecnologia já estava presente em celulares com sensores GPSpara localizar o usuário e descubra dados como velocidade ou direção, e outras questões que ajudam a calcular o consumo calórico de um exercício ou prática esportivaMas como medir todo esse exercício? E o mais importante como deixar um registro seguro para poder verificar a evolução ou o plano seguido? Agora Google fornece uma resposta rápida para estas duas perguntas: Google Fit
Este é o aplicativo criado pelo Google para gravar todas as atividades e exercícios usuário de esportes. Claro, até agora, ele só serviu como um caderno para anotar essas questões, sem ser realmente útil e capaz durante suas próprias sessões de treinamento, além de perder muitos problemas que estão presentes em outros aplicativos esportivos No entanto, eles começaram a trabalhar e construíram um aplicativo completo de exercícios e pós-exercícios graças ao seu mais recente update
Para isso, basta fazer o download da nova versão do Google Fit para desfrutar das diversas novidades que inclui. A primeira é a gravação durante o exercício Dessa forma, o usuário pode usar seu telefone celular ou relógio inteligente Android Wear para medir velocidade de corrida, caminhada ou ciclismo, a altitude de o terreno pelo qual se move, o tempo investido, os passos e distancecorre e gere uma contagem aproximada de queima de calorias em torno do treino. Tudo isso em tempo real, durante a prática, e não apenas coletando os dados no final do treino como acontecia antes da atualização.
Isso é especialmente útil em cardiovascular exercícios como race , o walks ou o bici, para o qual este aplicativo pode ser usadoNo entanto, Google foi um passo além, permitindo que você também registre exercícios de força como o flexões ou o squats Para fazer isso, sim, você deve ter um relógioAndroid Wear, que conta automaticamente o número de repetições que o usuário realiza, e adiciona-o ao resultado final do treino. Desta forma, nenhuma parte do treino é perdida, desde que seja reconhecida pelo dispositivo.
Por último, mas certamente não menos importante, Google Fit agora também coleta outros dados relacionados a saúde como breaks e informações nutricionaisClaro, neste caso ele faz isso por meio de outros aplicativos Assim, é necessário usar ferramentas de medição do sono como a oferecida por Xiaomi com sua pulseira inteligente ou o aplicativo MyFitnessPal para registrar toda a sua dieta e ingestão de calorias.Ao vincular essas ferramentas ao Google Fit, ele coleta todas as informações e cria gráficos para exibir os dadosque ajudam a conhecer a saúde do usuário e suas práticas esportivas completas, podendo assim melhorar em diversos aspectos ou simplesmente conhecer seu estado.
A nova versão do Google Fit já está disponível gratuitamente para Android via Google Play.