Nova farsa no WhatsApp sobre ataque terrorista na Espanha
O aplicativo de mensagens mais usado no mundo mais uma vez serve para canalizar informações incertas sobre um possível e iminente ataque na Espanha nas mãos de terroristas islâmicos. Uma informação que se espalhou como fogo através de conversas no WhatsApp e que o Ministério do Interiorfoi forçado a negar para evitar alarme socialAssim, Espanha continua em estado de alerta antiterrorismo, mas sem previsão de um iminente ataque .
Assim, após a rápida proliferação no WhatsApp de várias mensagens informando o risco iminente de um ataque a Barcelona, Madri e Valência, ou que coloque os usuários em alerta devido ao aparição armada de policiais em estações de trem , Interior publicou um comunicado informando que o nível de alerta permanece em 4 , mas sem havendo risco de ataque como o divulgado nessas mensagens. Além disso, a referida nota afirmou que "a informação que está sendo divulgada através de algumas redes sociais e outros canais de comunicação como o WhatsApp sobre a perpetração de um possível ataque na Espanha carece de toda credibilidade."
Desta forma, são trotes e mensagens com informações falsas que visam "causar estados de medo na população e alarmar os cidadãos ou outros fins maliciosos que são completamente alheios à segurança”, de acordo com o Interior. E acrescenta que, como habitualmente, qualquer alteração do estado de alerta em que se encontra Espanha será feita através dos meios oficiais do Ministério e das Forças e Órgãos de Segurança do Estado.
Portanto, WhatsApp volta a ser o canal de alarme de alguém que criou uma mensagem em seu por sua própria conta e risco, e que nada mais faz do que desinformar o público com conteúdos que, longe da realidade, conseguem viralizar por medo e medo Uma tática que já é comum neste aplicativo de mensagens, embora normalmente seja usada com questões menos sensíveis, como pagamento ou privacidade do aplicativoNo entanto, o medo de um possível ataque deu origem a uma série de mensagens que não devem ser levadas a sério, como recorda o relato da Polícia Nacional. rede Twitter. E é que esta organização também luta contra a desinformação denunciando este tipo de mensagem e aplicando a hashtag stopbulos para evitar que ela seja compartilhada através de WhatsApp e outros redes sociais
Mais uma vez, o sucesso do WhatsApp e sua expansão são novamente um fardo para os usuários, que são bombardeados cada vez mais pormensagens publicitárias, spam ou mesmo com este tipo de embustes em que o medo, uma oferta incrível ou a f alta de informação conseguem tornar os mais crédulos em burlas, trotes ou o medo que se espalha com apenas alguns toques na tela.Na dúvida, o melhor a fazer é consultar os canais oficiais e não as conversas do WhatsApp