Brasil bloqueia WhatsApp por 48 horas por ordem judicial
A ordem judicial requer o bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por 48 horas pelas operadoras de internet do país O motivo O bloqueio foi ainda não veio à tona (atualização no final do artigo), podendo ser uma investigação judicial ou um caso de espionagem , conforme relatado por algumas páginas da web brasileiras.Agora é só aguardar a reação legal do WhatsApp e do Facebook para tentar levantar esse pedido e devolver o serviço a milhões de usuários.
A guerra das empresas brasileiras de telecomunicações já dura muito tempo no Brasil , e é que há meses eles lutam para evitar a queda de receita que significa que os usuários de suas linhas decidem usar Serviços de comunicação pela Internet em detrimento de chamadas telefônicas regulares e mensagens SMS Algo que eles defenderam perante os órgãos judiciais do país, escondendo-se atrás do fato de que empresas como WhatsApp não pagam nada tipo detaxa ou taxa pelo uso desses serviços em suas próprias redes, enquanto essas empresas devem pagar impostos por sua operação e prestação de serviços telefônicos.Ainda assim, esta ocasião poderá ser diferente, existindo outros motivos que justifiquem o encerramento temporário desta aplicação, como por exemplo um inquérito judicial ou o retaliação deste país por não conseguir que o WhatsApp forneça dados sobre seus usuários, como afirmam alguns meios de comunicação brasileiros Uma medida um tanto radical, mas com precedentes no Brasil.
O bloqueio já está em vigor há algumas horas, e as reações não demoraram a aparecer na internet. Assim, quando 93 por cento da população com acesso à Internet no Brasil ficou sem seu serviço de mensagens mais usado, alguns milhões dessas pessoas decidiram fazer o s alto para Telegram, o aplicativo de mensagens seguras que parece destinado a coletar usuários que deixamWhatsApp sempre como segunda opção.Assim, seu perfil na rede social Twitter teve que se destacar ao informar que, devido ao crescente número de novos usuários, cujo número é mais de 1.500.000 (e contando), mensagens com código de ativação estão ficando saturadas e enviando mais lentamente do que habitual.
Precisamente no Twitter críticas de usuários também foram vistas quando eles viram que suas mensagens de WhatsApp não estavam entrando e saindo de seus chats. Reclamações que levaram o tópico WhatsApp a Trending Topic com todos os tipos de reclamações, piadas e pedidos.
Desde WhatsApp eles também não ficaram de braços cruzados antes dessa medida. Assim, seu principal gerente e criador, Jan Koum, publicou uma pequena mensagem através de seu Facebook em que lamenta a decisão míope da justiça brasileira de cortar o serviço de correio“Uma ferramenta de comunicação da qual muitos brasileiros dependem”, acrescenta Koum, e por cuja decisão de bloquear eles se sentem tristes ao ver essa população isolada do resto do mundoE é que o Brasil é maioria no número de usuários ativos do WhatsApp
Agora é só aguardar as reações da equipe jurídica do WhatsApp e Facebook para ver se eles conseguem receber suas ligações pelo A Internet e seu serviço de courier voltam a ser considerados legais no Brasil. Outras empresas ao redor do mundo aproveitarão este evento?
Atualizar:
Após o envio de um recurso, e após 11 horas off-line , juiz mais uma vez autoriza funcionamento normal do WhatsApp no Brasil Essa nova resolução já foi comunicada às operadoras, que devem devolver o serviço aos milhões de Brasileiros afetados pelo corte.Aparentemente, a decisão do bloqueio temporário tem a ver com uma possível investigação judicial, e não necessariamente com o movimento das operadoras móveis de usar suas conexões sem pagar por isso como mencionamos nesta notícia (problema que elas já enfrentaram alguns meses atrás) . Há também rumores sobre um possível caso de espionagem ou roubo de informações Mesmo assim, os motivos desse fechamento temporário ainda não foram divulgados, portanto haverá O que esperar para aprender mais sobre este caso.
Atualização II:
Segundo Reuters, o levantamento do veto imposto a WhatsAppVem da mão do Juiz Xavier de Souza, magistrado diferente daquele que impôs o bloqueio. Além disso, confirma que a decisão de bloqueio no Brasil vem como punição pelas autoridades judiciárias do país sobre a recusa do aplicativo em enviar informações de conversas relacionadas a um processo criminalDessa forma, WhatsApp teria se recusado até duas vezes a compartilhar mensagens de traficante relacionadas ao PCC, a organização criminosa mais perigosa deste país. No entanto, de Souza afirma que, devido aos «princípios constitucionais, não é justo que milhões de usuários paguem pelas decisões da empresa» por trás do aplicativo de mensagens. Razão pela qual decidiu retirar a proibição e voltar a operar o serviço em todo o território.