Snapchat e Telegram
Que não. Que es mentira Eso de que no hay peligro porque la foto o el vídeo desaparece, no é verdade. Ele pode ser salvo. Pode circular pelo grupo de amigos, pela turma ou, pior ainda, pela Internet. E isso não é brincadeira, é?
Adolescentes (e não tão adolescentes) confiam em aplicativos de mensagens like Telegram e Snapchat para enviar e receber mensagens, fotos e vídeos.Às vezes, eles fazem isso com a confiança de que aquela mensagem, foto ou vídeo pode chegar ao celular da outra pessoa e desaparecer em questão de segundosMentira Embora seja verdade que esses aplicativos têm essa função, nada impede que a outra pessoa obtenha uma cópia antes do seu desaparecimento.
Nada impede que o outro faça captura de tela do que aparece no celular. Também é relativamente fácil hoje em dia gravar o que aparece na tela do seu celular, caso você queira gravar um vídeo que é reproduzido. E, claro, ainda mais fácil, com a ajuda de outro celular ou uma câmera que foca no celular recebendo a mensagem. As opções são múltiplas e ao alcance de todos.
Aplicativos de mensagens comprometidos com conteúdo efêmero e seguro às vezes jogam com esse falsa sensação de proteção que oferece um sistema à prova de hackers ou um serviço de fotos e vídeos que desaparecem alguns segundos após serem visualizados Algo que lhes permite chegar às páginas iniciais de muitos meios de comunicação como as ”˜ferramentas mais seguras”™ para enviar segredos ou fotos comprometidas (sexting), mas que estão longe de proteger totalmente o usuário Prova disso é que reclamações continuam ocorrendo com casos em cujo conteúdo privado acaba circulando pelos celulares de turmas ou grupos de trabalho.
Existem situações em que um aplicativo com a melhor proteção anti-cibercriminosos, ou com o máximo de sistema privado e fechado, não pode proteger o usuário. Mesmo alguns dos aplicativos são capazes apenas de avisar a posteriori que as informações compartilhadas pelo usuário foram comprometidas, como acontece com Snapchat quando o interlocutor faz uma captura de tela do snapenviado, mesmo que a foto ou vídeo efetivamente tenha desaparecido segundos após a abertura.Os olhos curiosos em lugares públicos como o metrô, o gravações de outros telefones celulares ou o acesso a esses aplicativos secretos por outros usuários quando esquecemos que nossos telefones celulares podem acontecer diariamente. Um ataque à privacidade e segurança do usuário que nem sempre pode se proteger, por mais seguro que seja o aplicativo.
Por isso é melhor usar sempre o bom senso em cada situação, e Pense bem sobre se o conteúdo que você vai compartilhar pode colocar nossa honra, privacidade ou segurança em risco Reserve alguns segundos para considerar diferentes situações em que esse conteúdo pode tornar-se o motivo da chantagem com a qual nos extorquir de alguma forma por medo de torná-lo público ou compartilhá-lo com outras pessoas.Ou ainda por poder supor uma experiência ruim em uma entrevista de emprego ou por ser um conteúdo muito acessível com uma simples busca no Googlerelacionado à nossa pessoa.
Aplicativos de mensagens como Snapchat ou Telegram são seguros . Seus sistemas são difíceis de serem contornados por hackers. No entanto, sempre existem fórmulas para encontrar um conteúdo secreto, como tirar proveito de um erro do usuário. Então, por favor, proteja sua privacidade e segurança e evite compartilhar conteúdo sensível que pode ser postado arriscando sua integridade física ou moral, bem como seu futuro emprego.