Segurança do WhatsApp
Tecnologia e justiça não parecem estar em seu melhor momento, pelo menos nos Estados Unidos E é o caso de FBI v. Apple, em que tentam acessar o iPhone de San Bernardino terrorista para investigar sem a proteção do terminal permitir, está dando muito o que falar. A privacidade individual é mais importante que a segurança nacional? Agora é WhatsApp o aplicativo que está no olho do furacão, ou pelo menos no olho do US Department of Justice , já que sua segurança impede espionagem.Eles conseguirão que os responsáveis criem uma porta dos fundos para que juízes e outras autoridades conheçam todos os nossos segredos... para o bem comum?
A informação vem do jornal The New York Times, que publicou no último fim de semana informações sobre o intenções do Departamento de Justiça norte-americano de realizar escutas telefônicas no famoso aplicativo de mensagens E é que um tribunal teria dado luz verde para realizar isso recolher esta informação caso, nesta ocasião, não estaria relacionado com terrorismo O problema está no Proteção do WhatsApp Mais especificamente em sua criptografia Uma segurança que não pode ser contornada e que impediria o desenvolvimento adequado do investigação judicial.
Segundo fontes anônimas do jornal, funcionários federais estavam “discutindo como proceder em um investigação criminal em que um juiz federal aprovou uma escuta telefônica, mas os investigadores foram bloqueados pela criptografia do WhatsApp”. Possivelmente, as autoridades federais proporão a mesma estratégia vista entre o FBI e a Apple, em que é solicitada a criação de umsoftware ou programa especial (porta dos fundos) para acessar um determinado terminal para realizar a intervenção ou escuta de conversas. No entanto, as diferentes partes envolvidas parecem não querer comentar sobre este assunto.
Agora, a criptografia ou segurança do WhatsApp apresenta outros problemas Essas barreiras foram criadas em 2014 para Android (a partir do verão de 2015 também para iPhone) usando tecnologia de criptografia de usuário para usuário do empresa Open Whisper System Ou seja, apenas o interlocutor pode saber o conteúdo das mensagens, deixando também de fora a própria equação WhatsApp e seus servidores.Dada essa abordagem, WhatsApp não armazena nenhum conteúdo das conversas. E mesmo que tivesse, também não conseguiria decodificar as informações e acessar o conteúdo. Algo que o levou a ter problemas recentes com a justiça brasileira, que solicita constantemente informações sobre certas pessoas ligadas ao narcotráfico, sem que o WhatsApp possa oferecer qualquer informação, já que não a possui.
Os responsáveis pelo WhatsApp e Facebook, o proprietário da empresa , já demonstraram seu apoio à Apple, apostando na privacidade e segurança da tecnologia que desenvolvem Mensagens pela rede social Facebook de Jan Koum ( WhatsApp) e Mark Zuckerberg (Facebook) que afirmam colocar em risco para todos empresas e usuários se um desses backdoors for criado para seus sistemas e serviços.Algo que para as autoridades norte-americanas, incluindo seu presidente, Barack Obama, é um claro problema em termos de segurança nacional