O mercado de aplicativos móveis não está apenas crescendo, mas é um dos que mais crescem nos últimos cinco anos. Sem ir mais longe, o uso de aplicativos móveis cresceu em 2015 em 58% a mais em relação ao ano anterior. Os setores que mais cresceram foram os aplicativos de personalização, com crescimento de 332%, seguidos por aplicativos de notícias e revistas com crescimento de 135% e aplicativos de produtividade como Quip ou Slack , com crescimento de 125%.
Embora seja um setor maduro, ele continua a evoluir e cada vez mais pessoas decidem fazer do desenvolvimento de aplicativos sua profissão. Mas, que tipo de perfil está escondido atrás de um desenvolvedor de aplicativos como WhatsApp ou Instagram?
A empresa de Inmobi realizou um estudo interessante no qual podemos ter uma ideia do profile que apoia os especialistas em desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvedor típico tem entre 31 e 35 anos, tem menos de 3 anos de experiência e um salário mensal médio de cerca de 6000 dólares. Mas dois dos pontos mais marcantes deste estudo são que, apenas 6% dos 1089 empreendedores entrevistados eram mulheres e que apenas 16% dos eles tinham mais de 5 anos de experiência no setor. É claro que nove em cada dez entrevistados não quiseram revelar seu gênero.Que a experiência seja tão baixa se deve simplesmente ao fato de que há muitas pessoas que vêm de setores irmãos, como ciência da computação ou design gráfico, e que, vendo uma oportunidade de desenvolvimento profissional de nicho no desenvolvimento de aplicativos, decidem redirecione sua carreira para este setor.
De acordo com o estudo, a idade média global dos desenvolvedores é de 31 anos, exceto nos Estados Unidos, onde a idade média é chegando aos 35 anos. Este estudo também revela que 47% dos desenvolvedores preferem trabalhar sozinhos versus 33% que escolhem o trabalho em equipe.
Outro ponto interessante é qual é a maior motivação dos desenvolvedores na hora de escolher a profissão e, como esperado, ganhou o dinheiro35% dos entrevistados responderam que o que mais os motiva no trabalho é o salário, seguido por “diversão no trabalho” com 17% e “oportunidade criativa” com 16%. 14% disseram que a estabilidade econômica do mercado de aplicativos é o que mais os atrai e apenas 6% se referiram ao "estilo de vida".
Infelizmente, para uma comunidade com potencial humano e intelectual tão significativo, os benefícios são realmente baixos 55% dos desenvolvedores ganham menos que 1000 dólares por mês, enquanto há uma pequena porcentagem que multiplica consideravelmente esse valor mensal. Se você é um desenvolvedor, poderá ganhar muito mais dinheiro em países como Estados Unidos ou França enquanto na Ásia ou na Austrália é onde o setor é mais mal pago . Relativamente ao tipo de aplicações em desenvolvimento jogos lideram com 41%, o que não surpreende tendo em conta o número de jogos disponíveis em Google Play ou App Store.
