As autoridades aéreas de diferentes países como França, Inglaterra e Estados Unidos estão soando o alarme sobre o aumento no número de casos de acidentes relacionados a drones Esses pequenos dispositivos voadores controlados remotamente são a sensação atual de mercado tecnológico, permitindo a diversão dos usuários, além de servir como uma ferramenta para fazer impressionantes fotos aéreas, seja em foto ou vídeo, muito mais barato do que contratar um helicóptero ou outro tipo de aeronave.No entanto, seu uso também tem causado todo tipo de incidentes, colocando em risco até o voo de um Airbus A320 que vinha de Barcelona para Paris e que conseguiu evitar o acidente no último momento.
Mas tem como evitar essas situações? Nos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA) recomenda o uso de um aplicativo monitorar o espaço aéreo em tempo real e saber a possível presença de aeronaves. Na Espanha, é possível usar o aplicativo FlightAware Tracker of Flights para o mesmo fim. Claro, deve ser entendido que apenas voos comerciais, que usam rotas de alta altitude, e voos privados com rota IFR Não inclui, porém, voos de aviões e outras aeronaves que possam entrar em conflito com a altitude de de 120 metros em que os drones podem voar.
A legislação em vigor em Espanha, embora temporária, é clara e concisa quanto ao voo destes dispositivos, limitando a sua utilização a áreas de espaço aéreo não controlado É totalmente proibido, portanto, voar este tipo de aeronave próximo a aeroportos ou aeródromos. Também não é possível voá-los em locais onde voos com outras aeronaves são realizados em baixa altitude ou acima de populações e multidões de pessoas Fora isso, basta evitar ultrapassar os 120 metros de altura e tenha as permissões relevantes. Com tudo isso em mente, o aplicativo FlightAware Flight Tracker pode ser útil.
Basta iniciá-lo e clicar na seção Perto de mimAqui, o aplicativo exibe um mapa da área do usuário com todos os aviões que estão sobrevoando em tempo real Como dizemos, são voos comerciais, que costumam subir bem acima dos 120 metros que a legislação espanhola sobre voos de drones inclui. Ao clicar em cada avião, dentro da tela do FlightAware, é possível saber sua trajetória e todas as informações do voo.
Esta aplicação também possui informações meteorológicas atualizadas em tempo real, que também podem ser aplicadas ao voo de drones, evitando situações com forte ventos. O restante das informações se concentra em conhecer possíveis atrasos nas viagens ou as trajetórias específicas de determinados voos. O aplicativo FlightAware Flight Tracker pode ser baixado grátis de Google Play StoreeApp Store para Android e iOS , ou da Microsoft Store para terminais com sistema operacional Windows Phone
Com tudo isso, o usuário deverá ter um leque maior de informações para evitar possíveis acidentes aéreos. Um problema que cresce de forma alarmante em outros países, e que nos Estados Unidos já resultou em quase 600 incidentes em menos de seis meses.