O WhatsApp agora é um aplicativo totalmente seguro
Embora desde 2014 o WhatsApp tenha começado a proteger de forma mais confiável as conversas de seus usuários, não foi até agora quando o aplicativo do The serviço de mensagens mais usado no mundo tem protegido mensagens e chamadas e outros conteúdos que são enviados através de seus chats. Um marco na história dessa ferramenta que impacta diretamente usuários, e que pode te trazer mais do que uma dor de cabeça com a lei e com agências de inteligência de alguns países.
Os gerentes de WhatsApp, Yan Koum e Brian Acton se encarregaram de confirmar a notícia através do blog oficial da empresa , como em extensa reportagem à publicação Wired Assim, confirmam o trabalho que vêm desenvolvendo há anos junto com Moxie Marlinspike , criptografador e desenvolvedor de Open Whisper Systems, e responsável por projetar essa proteção que já está ativa para todos os usuários, independentemente de a plataforma da qual eles escrevem mensagens: Android, iOS, Windows Phone, Nokia Symbian ou mesmo BlackBerry
Essa criptografia ou proteção é chamada genericamente de ponta a ponta ou ponta a ponta , e consiste em codificar toda a informação que sai do telemóvel de um utilizador até entrar no do destinatário com um código que só ele conheceO que isso significa? Simples: somente os interlocutores podem ver as mensagens e todo o conteúdo que trocam. Nem WhatsApp, nem cibercriminosos, nem espiões, nem governos podem acessar as informações É seguro graças a essa criptografia que só ocorre entre usuários que atualizou o aplicativo para a versão mais recente, criptografando cada mensagem individualmente e com um código único em cada casoAlgo que torna é realmente difícil (se não quase impossível) interceptar e descriptografar mensagens.
No entanto, o que é verdadeiramente interessante sobre esta medida é que WhatsApp protege completamente todas as suas comunicações Assim, em todas as plataformas em que está presente, é capaz de criptografar mensagens escritas, chamadas pela Internet, fotos, vídeos e até documentos adicionados recentemente Nada pode ser interceptado e espionado.
Essas medidas vão levantar alguma raiva entre as forças de segurança do estado, agências de justiça e inteligência ou espionagem do governo. Ainda é recente o caso em que o FBI pediu à Apple que abrisse uma backdoor em seu iPhone para extrair informações deles por ordem judicial. No entanto, WhatsApp também teve problemas recentes no Brasil, onde um tribunal solicitou que eles cedessem os dados da conversa de um traficante de drogas. Embora o WhatsApp não se recusasse a colaborar com a justiça brasileira, sua política de não armazenar mensagens em seus servidores os impedia de fornecer tais informações às autoridades. Agora, será completamente impossível que informações vazem do WhatsApp
Diante desta situação, já existem vozes que ex altam e criticam a decisão do WhatsApp De um lado há aqueles que rejeitou a medida, defendendo que o WhatsApp é usado por criminosos e terroristas que agora não podem ser monitorados, posição defendida pelo primeiro-ministro inglês David Cameron Por outro lado, existem os chefes do WhatsApp e de muitas outras empresas de tecnologia como a Apple, que preferem garantir a privacidade e não colocar todos os usuários em risco com backdoors ou sistemas de espionagem.
No cotidiano do usuário esta medida pouco ou nada mudará. Basta um nova identificação na tela de informações do WhatsApp para que você saiba se o chat é completamente seguro, sem poder fazer mais nada a respeito.