Todos os usuários do WhatsApp que atualizaram para a versão mais recente do aplicativo de mensagens já possuem um camada extra de segurança em suas conversas Estamos nos referindo à criptografia de ponta a ponta que a empresa agora aplica a ambosmensagens escritas como ligações, fotos e vídeos compartilhados e até documentos enviados. Algo que garanta que nem mesmo os responsáveis pelo WhatsApp, nem cibercriminosos , nem hackers, nem governos podem interferir e ler ou ouvir as comunicações do usuário.Tudo isso graças a um código único que só os interlocutores de um chat conhecem, e cuja validade pode ser confirmada para garantir que tudo o que é dito na dita conversa sejatotalmente seguro
Portanto, os usuários mais preocupados com sua privacidade devem atualizar seu WhatsApp para a versão mais recente disponível para Android, iOS, Windows Phone, Symbian (se alguém ainda estiver usando) e BlackBerry Isso garantirá todo o conteúdo que saem do seu terminal. No entanto, embora esta proteção seja aplicada automaticamente, WhatsApp adicionou uma maneira de confirmar que a chave de segurança que cada chat possui está correta, sem que haja nenhuma quebra de segurança na comunicação. Esse código é único para cada conversa e, embora não seja a chave que permite descriptografar as mensagens, é muito valioso para confirmar que tudo está seguro.
Para confirmar é necessário digitalizar um QR code ou comparar o código numérico de 60 dígitos. Para isso, é possível fazê-lo presencialmente, quando os dois interlocutores do mesmo chat estiverem no mesmo local físico, ou à distância.
No caso de fazer pessoalmente, basta clicar no nome da conversa, no topo do chat, para acessar a tela de informações Aqui uma mensagem informa se a outra pessoa está protegida pela criptografia deWhatsApp Se este for o caso, você pode clicar nesta mensagem para realizar aconfirmação do código de segurança Nesse momento aparece na tela o QR code e os 60 dígitos, dispostos para que a outra pessoa siga os mesmos passos, clique no botão botão scan code e use a câmera do seu celular para confirmar o código na tela do outro usuário.
No segundo caso, caso não haja pessoas por perto para realizar a verificação, é possível seguir os mesmos passos para acessar a tela de QR code Nesta situação, o usuário pode clicar no botão compartilhar no canto superior direito da tela, escolhendo a rota pela qual deseja enviar o referido código, tanto no formato QR quanto na lista de 60 dígitos, para a outra pessoa. Dessa forma, o chamadorpode escanear o código QR ou comparar os 60 dígitos como achar melhor.
Ao fazer esta confirmação, e se tudo correr bem, ambos os utilizadores poderão ver um visto verde nos seus ecrãs. Isso significa que a comunicação é totalmente segura, podendo afirmar que o código coincide com e que, portanto, a criptografia ou nova barreira de segurança seja realizada corretamente.
Agora, fazer esta confirmação não é obrigatório estar protegido, pois WhatsApp aplica sua criptografia por padrão para todos Mas ajuda a dar aos usuários mais tranquilidade e garantir que ninguém esteja espionando suas conversas.