Ativar chamadas de vídeo do WhatsApp
Novos rumores sobre o aplicativo de mensagens WhatsApp dão margem a cibercriminosos para criar todos os tipos de golpes para obter um pedaço de seu dinheiro. Já acontecia há alguns meses quando chamadas de Internet ainda não eram uma realidade neste serviço, e agora está a acontecer novamente com video chamadas Algo do Internaut Security Office Não ative Chamadas de vídeo do WhatsApp, é uma farsa.
Este é um novo golpe que se aproveita do WhatsApp para atingir um grande número de usuários. Consiste em uma mensagem simples que chega através de qualquer chat do usuário compartilhada por outra pessoa que colabora inocentemente com a propagação do timo Nesta mensagem você é convidado a clicar em um link para ativar a função de vídeo mencionada chamadas Um recurso que WhatsApp ainda não foi oficialmente confirmado e do qual, por enquanto, existem apenas rumores.
Este link leva o usuário a uma página da web (wsx.xo) na qual é feita uma tentativa de se fazer passar por sua identidade, com um design muito parecido com a página da web do WhatsApp Para fazer isso, uma animação mostra uma barra de status que se enche, fingindo analisar o terminal do usuário e sua versão de WhatsApp para adicionar a falsa funcionalidade de videochamadas Depois disso, é solicitado verificar a identidade do usuário, para o qual é necessário inserir o número de telefone e a empresa a que pertence. É aqui que ocorre o golpe, inscrevendo o usuário em um SMS Premium ou serviço de mensagens de alta taxa, sem ativar efetivamente o mencionado Chamada de Vídeo
O mais grave é que, para finalizar esse falso processo, o usuário deverá convidar outros contatos, participando assim, inconscientemente, da a propagação do timo. Algo que ajuda mais pessoas a cair na armadilha e abrir mão de seus dados, continuando a cadeia com um número cada vez maior de pessoas.
Perante esta situação, o Internet User Security Office já alertou a situação, alertando os utilizadores que não compartilhe seus dados pessoais através deste linkAlém disso, eles recomendam fazer uma Pesquisa na Internet de seus próprios dados, investigando assim se informações como endereço de e-mail, número de telefone telefone número e outros problemas que o usuário não deseja tornar público. A esse respeito, lembre-se da possibilidade de seguir as diretrizes da Agência Espanhola de Proteção de Dados para remover essas informações sensíveis da Internet.
Lembram também da importância de solicitar à operadora do usuário o bloqueio de mensagens e serviços Premium SMS para evitar gastos elevados com a tarifa telefônica .
De tuexperto.com, recomendamos não participar deste tipo de chains, evitando a propagação de Golpes e informações falsas que servem apenas para espalhar desinformação, aproveitando-se da ignorância de alguns usuáriosVocê pode conferir todas as novidades sobre os últimos recursos que o WhatsApp introduziu e pretende introduzir em nosso site, onde também relatamos possíveis problemas e golpes como este. Evite acreditar em mensagens desse tipo, mesmo que sejam compartilhadas por familiares e amigos Eles também podem não saber de onde vêm.