Índice:
Durante as últimas semanas, tivemos vazamentos infinitos de nossas senhas. Um hacker já vendeu milhares de contas LinkedIn contendo nosso e-mail e senha, mas recentemente também sofreu uma violação de segurança Google, Microsoft e YahooÉ assim as senhas parecem estar passando pelo pior momento da história, tornando-se assim uma mancha negra da tecnologia, podem estar fadadas ao seu desaparecimento.
O Google vem trabalhando para eliminar senhas há algum tempo, e inclusive tem um projeto criado para isso: Abacus Iniciativa pela qual eles tentarão mudar nossas senhas para um sistema de classificação de nossos padrões de comportamento ou nossa própria localização.
Lembre-se que normalmente os logins possuem um sistema em que nos identificamos em duas etapas, além do clássico nome de usuário e senha normalmente nos pedem outra coisa. Por exemplo, pode ser uma chave que é enviada para o nosso telemóvel. Mas isso pode ser aliviado pelo Projeto Abacus que o Google está preparando, que eles batizaram recentemente de Trust API e que pode chegar aos desenvolvedores de aplicativos no final do ano , se os testes nas entidades financeiras forem satisfatórios.
O que é o Projeto Abacus (agora chamado de Trust API)?
O Projeto Abacus evoluiu, e no Google I/O eles o apresentaram sob o nome de Trust API. A intenção é a aquele que mencionamos anteriormente, esqueça as senhas, pois valorizará outros tipos de ações, como a identificação. Uma tecnologia que não é desconhecida do Android, já que foi utilizada no Smartlock. O que fará é identificar-nos de acordo com vários padrões, desde a nossa localização, rosto, voz, impressão digital ou a forma como escrevemos Através da Inteligência Artificial certificar-se-á nós e não outra pessoa, criando assim um perfil de autenticidade.
Como estamos usando nosso telefone, ele vai pegando informações através dos sensores, criando um perfil com uma pontuação. Então para acessar um aplicativo, teremos que atestar uma pontuação mínima. Por exemplo, se quisermos acessar a conta bancária, certamente ele solicitará nossas informações faciais e também a impressão digital.
Prevê-se que em Junho comece a ser testado com várias instituições financeiras,e se tudo for satisfatório, a intenção da Google é que por No final do ano, os desenvolvedores terão a API Trust para implementá-la em seus aplicativos. Assim, em pouco tempo, poderemos desfrutar de um sistema sem senhas em nossos smartphones.
Lembre-se que o Android possui uma tecnologia chamada Smartlock, que desbloqueia o terminal quando ele está em um determinado local (por exemplo , o WiFi de nossa casa), ou reconhecendo nosso rosto, impressão digital e outros. Agora, a API de confiança vai ainda mais longe, coletando informações para o que eles criam a Pontuação de confiança.
