O Facebook Messenger será tão seguro quanto o WhatsApp
Você sabia que as mensagens que você envia através do aplicativo Facebook Messenger são armazenadas e suscetíveis a ser lida nos servidores da famosa rede social pelos governos e pela própria empresa? Bem, eles são. Y es algo que, al parecer, ni a Mark Zuckerberg, creador de Facebook, le gosta. Portanto, a equipe desta ferramenta de mensagens está trabalhando em implementar um sistema de segurança semelhante ao que foi visto recentemente em WhatsApp Algo com que as mensagens compartilhadas em uma conversaseriam lidas apenas pelos usuários envolvidos no referido chat Claro, isso traria mais de um problema para este aplicativo de mensagens .
No momento, são apenas rumores que o jornal The Guardian publicou. De acordo com três pessoas próximas a este projeto, o Facebook está considerando inserir um sistema de segurança e privacidade end-to-end muito semelhante ao o que se viu no WhatsApp Ou seja, um esquema que permite codificar e decodificar mensagens apenas nos terminais dos usuários que estão falando no o mesmo chat, evitando assim Facebook, nem seus workers, nem mesmo ogovernos ou hackers e cibercriminosos podem se apossar de qualquer dado de interesse da conversa. Algo altamente recomendável e atual, levando em conta que cada vez mais aplicativos de mensagens cuidam e protegem seus usuários.
Agora, de acordo com a mesma fonte, este modo de segurança para Facebook Messenger seria apenas opcional Ou seja, devemos ativá-lo sempre que quisermos proteger nossas conversas com este método de criptografia. E é que, se o Facebook tornou obrigatório e padrão para todos os usuários, como no WhatsApp , eles cortariam suas perdas com todo o trabalho dos últimos anos em questão de bots, assistentes e outras ferramentas inteligentes Uma contradição que vale a pena pensar muito bem que tem mais peso no aplicativo de mensagens: privacidade ou inovação
Desta forma, Facebook Messenger teria um modo de navegação anônima ou modo de segurança em que as conversas seriam criptografadas e protegidas contra a aparência de qualquer curioso.No entanto, se você quiser usar um bot para ajudá-lo a pesquisar conteúdo na web sem sair do chat, para reservar uma mesa em um restaurante ou para nos notificar de qualquer compromisso de calendário pendente, por exemplo, seria necessário desativar este modo seguro E muitos desses serviços e ferramentasadicionado ao Facebook Messenger recentemente requerem dados do usuário e seu processamento nos servidores da rede social. Uma etapa que a criptografia de usuário para usuário não permite.
Isso se traduz em meia segurança E o que é pior, o risco de confusão entre os usuários Algo que o especialista em segurança e revelador dos segredos da CIA, Edward Snowden, já alertou sobre o aplicativo Allo do Google, que propõe um sistema semelhante. E é que os usuários podem confiar em uma segurança que pode não estar ativa ou ser parcial em suas conversas.
Agora, no momento Facebook não confirmou ou negou nada sobre essa suposta nova barreira de segurança para FacebookMessenger. Teremos, portanto, que aguardar, sem data específica, para confirmar esses rumores.
