Cuidadoso
Índice:
WhatsApp surpreendeu a todos em abril ao implementar sua criptografia de ponta a ponta em todo o seu serviço. Ou seja, uma proteção que garante que ninguém mais veja mensagens, fotos ou vídeos, nem mesmo ligações entre usuários Algo que deixa impedimento para espionagem do governo e até mesmo WhatsApp ouFacebook(o seu dono).No entanto, ainda existem brechas de segurança que impedem que todas as mensagens sejam realmente privadas e secretas, como um pesquisador acaba de descobrir.
Pesquisador Jonathan Zdziarski, focado na plataforma iOS , que percebeu os rastros deixados pelo WhatsApp apesar da exclusão de mensagens E, de acordo com seus testes forenses, embora mensagens sejam excluídas de um conversa, ainda existe um registro dessas salvo no iCloud ou no disco rígido do celular Algo que permitiria para recuperar essas conversas, mesmo que tenham sido consideradas perdidas ou excluídas Claro, desde que você tenha o conhecimento de informática relevante , as ferramentas forenses específicas e acesso físico ao terminal É isto é, uma vulnerabilidade que não deve deixar os usuários mais preocupados com a privacidade muito nervosos.
Segundo Zdziarski, o problema está nos rastros forenses que o WhatsApp deixa no disco rígido do dispositivo e iCloud apesar de excluir mensagens. E é que sua biblioteca SQLite com a qual foi criada WhatsApp não substitui essas informações por padrãoOu seja, mesmo que esteja apagado e o aplicativo mostre como apagado, na verdade ele pode ser recuperável com as ferramentas certas e acesso físico ao dispositivo.
Consequências sérias
O mais notável dessa descoberta não é a falha de segurança em si, que, como dizemos, não deve alarmar ninguém. WhatsApp ainda é seguro. No entanto, conforme confirmado por Zdziarski em seu site, a polícia pode exigir que a Apple solicite conversas e mensagens do WhatsApp de uma pessoa , sempre por meio de ordem judicialAlgo que até agora era supostamente impossível devido à proteção deste aplicativo e seu funcionamento, que não implica salvar cópias de mensagens nos servidores de WhatsApp Agora, no entanto, sabe-se que uma cópia dessas mensagens, mesmo depois de apagadas, deixa rastros no próprio terminal ou mesmo nos backups do iCloud . Tudo isso, além de saber que criptografia forte não se aplica nesses dois casos .
Não perca de vista os problemas do WhatsApp no Brasil ao longo deste ano. Enquanto as instituições judiciais solicitam informações e conversas em forma de provas sobre diferentes investigações judiciais, WhatsApp se recusa a oferecer dados que afirma não possuir.Ao defender sua criptografia, ele garante que não possui cópias das mensagens ou qualquer outro tipo de prova a fornecer. Como punição, diferentes juízes determinaram a suspensão do serviço de correio. Interrupções que não costumam durar mais de 24 horas, após o que outras instâncias costumam suspender a ordem de bloqueio. Agora, isso pode mudar, considerando essa violação de segurança.