Os tempos são ruins para aquele que prometia ser o aplicativo do ano e que é o Snapchat, além de lutar contra o duro golpe causado pela saída de Instagram Stories, foi acusado de racismo por usar um filtro, digamos, não muito politicamente correto.
Snapchat removeu o maldito filtro "racista" afinal o alvoroço formado por milhares de usuários nas redes sociais que o chamou de " Yellowface".
A lente em questão modificou as características faciais inchando as bochechas, estreitando os olhos e projetando os dentes de tal forma que , foi obviamente um aceno infeliz para os traços característicos da comunidade asiática.
Os usuários de mídia social ficaram furiosos, sem hesitar por um segundo em chamar o Snapchat de racista e o filtro como uma caricatura "nojenta" dos asiáticos orientais.
Após a reação dos usuários, o Snapchat garantiu em comunicado oficial que a intenção era imitar desenhos de mangá ou anime e Claro, em nenhum caso encorajar o racismo ou ofender alguém. Após comunicar seu arrependimento, o filtro foi eliminado junto com a promessa de não adicioná-lo ou qualquer outro similar novamente no futuro.
E não é a primeira vez que o aplicativo se depara com esse tipo de denúncia.Em abril, um filtro especial dedicado a Bob Marley e o aniversário de seu nascimento também levantaram as sobrancelhas. Os usuários reclamaram que o filtro aplicava cor preta na pele e dreadlocks no cabelo. Na época, o Snapchat disse que o filtro pretendia simplesmente homenagear Bob Marley.
Uma das coisas que mais público deu ao Snapchat é justamente essa seção de filtros faciais. Há algum tempo marcas vêm entrando nesses filtros, criando assim um novo e experimental modelo de publicidade. filtros nos últimos meses que adicionaram um plus às suas campanhas publicitárias mais lucrativas. Até aí tudo bem, mas o caso desse filtro não envolvia nada, um filme de mangá não estava sendo promovido cujo protagonista tem características asiáticas, e por isso é foi um erro e um revés bastante pesado para o aplicativo, que serve ao seu propósito de normalizar o viés racial.
Talvez na Espanha ou na Europa o racismo contra a comunidade asiática não seja tão forte quanto nos Estados Unidos, onde justamente o aplicativo tem o maior número de usuários e é justamente aí que começaram as reclamações de pessoas anônimas como estrelas famosas.
Vamos torcer para que Snapchat tome cuidado para não ofender ninguém na próxima vez que queira prestar homenagem e continuar no caminho certo em que estava até agora e isso o tornou um dos aplicativos com maior número de novos usuários por dia.
