Essas são todas as informações que o Facebook coletará da sua conta do WhatsApp
Índice:
As últimas mudanças no WhatsApp estão oferecendo mais dores de cabeça para seus usuários do que novos recursos. E é que o aplicativo de mensagens atualizou seus Termos de Serviço e Política de Privacidade após quatro anos de imobilidade para garantir que os dados da conta de WhatsApp pode ser visto e estudado pelo Facebook Uma rede social que sempre esteve em conflito com os usuários por questões de privacidade.Agora, a compra do WhatsApp faz mais sentido do que nunca por poder coletar os dados de uso de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Mas o que exatamente eles vão ver? Nossas conversas são seguras? Continue lendo se estiver interessado.
Existe uma maneira de evitar que o WhatsApp compartilhe alguns dados com o Facebook Seus próprios WhatsApp explica em seu blog como fazer se os novos termos foram aceitos e antes de fazê-lo. O problema é que, como a própria WhatsApp comenta, “de qualquer forma, o Facebook e a família de empresas do Facebook receberão e usar essas informações para outros fins. Isso inclui ajudar a melhorar a infraestrutura e os sistemas de entrega; entender como nossos Serviços ou seus Serviços são usados; proteger sistemas; e combater atividades infratoras, abuso ou spam”Assim, de pouco adianta desmarcar a opção que permite ao Facebook apropriar-se desses dados do WhatsApp, pois de uma forma ou de outra eles acabarão sabendo cada passo e interação do usuário.
Esta é a informação que o WhatsApp recolhe do utilizador e que, devido às suas novas condições, pode ser vista e utilizada por Facebook:
- Facebook agora saberá o número de telefone do usuário e os contatos do usuário que Eles já estão no WhatsApp A novidade é que ele também coletará o restante da agenda, obtendo os números de telefone de outras pessoas que não necessariamente usam esse aplicativo de mensagens.
- Claro, o restante das informações da conta do WhatsApp como foto do perfil ou frase de status também são dados coletados pelo aplicativo de mensagens ao qual o Facebook pode ter acesso.Da mesma forma, conhecerão os grupos e transmissões dos quais o usuário participa.
- Informações também serão compartilhadas sobre a atividade (a maneira como você usa seus serviços, a maneira como você interage com outras pessoas por meio de seus serviços e dados semelhantes), arquivos de log, bem como relatórios e logs de desempenho, website, falha e diagnóstico.
- Embora WhatsApp seja agora um aplicativo totalmente gratuito, suas novas condições estabelecem que pode haver não -pagamentos reembolsáveis Em todo caso, WhatsApp sabe quando o usuário paga pelos serviços, por que recebem informações e confirmações, como comprovantes de pagamento, inclusive de lojas de aplicativos ou terceiros que processam o pagamento.
- Os dados e informações do celular do usuário também podem ser lidos pelo Facebook. E é que WhatsApp coleta informações como modelo de hardware, informações do sistema operacional, informações do navegador, endereço IP e informações da rede móvel, incluindo número de telefone e identificadores de dispositivo. Colete dados sobre a localização do dispositivo se seus recursos de localização forem usados, bem como quando você escolhe compartilhar sua localização com contatos, ver locais próximos ou aqueles compartilhados por outras pessoas e similares para fins de diagnóstico e solução de problemas, por exemplo, se houver dificuldades com Recurso de compartilhamento de localização do WhatsApp.
- WhatsApp Web também não é gratuito. Ao usar este serviço da web, WhatsApp usa cookies por diferentes motivos como para saber quais das perguntas frequentes do seu helpdesk são mais populares e para exibir conteúdo relevante relacionado a WhatsAppTambém para lembrar escolhas e configurações como o idioma do serviço. Problemas que o Facebook pode aproveitar para “melhorar a experiência”,em suas próprias palavras.
- O serviço de mensagens também coleta informações do usuário por meio de terceiros Ou seja, o número de telefone do usuário ou grupos comuns dos quais quem participa graças a outro contato. Não perca de vista que WhatsApp trabalha com suppliers e outras empresas que ajudam você que o serviço funcione corretamente. Bem, essas empresas podem enviar para WhatsApp os dados pertinentes que coletaram do usuário (pagamento, download de aplicativos etc.) e, portanto, é provável queFacebook também sabe disso. Da mesma forma, ao usar serviços de armazenamento na Internet, como Google Drive ou iCloud (que poderá ser adicionado em breve), os dados do usuário também podem chegar a Google e Apple, empresas proprietárias desses serviços para salvar cópias de segurança.
- Nem o Facebook nem o WhatsApp podem ler as mensagens que são enviadas nos chats, nem as chamadas que são feitas através do aplicativo . No entanto, as novas condições afirmam que, se houver uma foto ou vídeo popular, ele poderá permanecer nos servidores do WhatsApp por mais de 30 dias Portanto, é provável que deixe Facebook ouvir sobre isso.
Mas por que eles querem saber todas essas informações?
Conforme WhatsApp em suas condições, ao passar a fazer parte do conglomerado de empresas do Facebook , as informações dos usuários podem fluir em uma direção ou outra A razão é que Facebook e as outras empresas da família Facebook também podem usar essas informações para melhorar a experiência do usuário com seus serviços, bem como sugestões (por exemplo, de amigos ou conexões, ou conteúdo interessante), mostrar anúncios e ofertas relevantes Também para melhorar a infraestrutura e os sistemas de entrega, entenda como seus serviços são usados, proteja os sistemas e combata as atividades de infração, abuso ou spam.
Isso deixa claro que WhatsApp e Facebook vão usar todos os dados de seus usuários indiscriminadamente para melhorar seus serviços, torná-los mais eficazes comercialmente e saber absolutamente tudo o que acontece tanto no aplicativo de mensagens quanto na rede social. Questões que devem ser refletidas em anúncios mais interessantes para o usuário, sugestões de amizade e novos serviços comerciais ainda estão por vir.
Agora então, a privacidade do usuário sempre estará em questão se levarmos em conta que, mesmo que esses dados sejam usados para um suposta melhoria , há sempre a questão de quem pode acessá-los e como eles são usados.Algo que é explicitamente aceito ao instalar WhatsApp ou criar uma conta Facebook e para isso existe sem volta em nenhum caso, nem mesmo se a opção de compartilhar com Facebook estiver desmarcada Sem dúvida, um movimento que levantará as suspeitas de muitos e que levará muitos outros a fechar suas contas e usar outros aplicativos de mensagens e redes sociais. Tudo isso sem perder de vista que esses novos termos de WhatsApp e Facebook podem ser atualizado a qualquer momento para coletar outras funções e possibilidades.
