Waze pode se tornar um aplicativo de compartilhamento de carros
A empresa Google tem novos planos para seu aplicativo Waze , a conhecida comunidade GPS onde os motoristas alertam outros usuários sobre os perigos da estrada. Agora, como uma competição direta para Uber, Google quer que seu aplicativo sirva carona em viagens regulares como deslocamento Um caminho que abre um novo mundo de opções de aplicativos Waze , mas que fará você participar de um mercado muito saturado: o de aplicativos para transporte particular e táxi
No momento é apenas um projeto piloto que será realizado na área da baía de de São Francisco, Califórnia (Estados Unidos). Aqui, centenas de trabalhadores do Google já começaram a participar por meio de um novo aplicativo complementar ao serviço Waze ligue para Waze Rider, para encontrar motoristas e viagens.
A ideia é simples. Waze já é capaz de guiar o usuário ao seu destino regularmente, agendando até mesmo suas viagens. Pois bem, se alguma dessas viagens estabelecidas for a caminho do destino de outro usuário, este pode juntar-se à viagem e dividir o custo da gasolina Algo que é Não faz muita diferença no que diz respeito ao funcionamento atual do aplicativo, que já permitia agendar paradas e ver quais outros usuários amigáveis estavam a caminho de seus diferentes destinos.
Isso mesmo, Google quer se diferenciar de Uber , aplicação da qual foi investidor, propondo um modelo de negócio um pouco diferente. Aparentemente, Google quer impedir que motoristas se envolvam profissionalmente no transporte de pessoas graças aos benefícios dessa prática (carpooling como é conhecido no idioma anglo-saxão), É por isso que ele está propondo benefícios muito simples que vão apenas para compartilhar o custo da gasolina (cerca de 56 centavos de dólar por milha, de acordo com o The Wall Street Journal). No momento, Google não ganha dinheiro com este projeto, pois não há margem de lucro ou comissão para a empresa, segundo o The Wall Street Journal.
Se tudo correr bem, este projeto planeja expansão para toda a cidade de São Francisco até o outono, então sua aspiração é crescer e atender milhares de pessoas.Claro, para isso deve competir com outros aplicativos de transporte semelhantes que já compartilham a maior parte dos usuários naquela cidade norte-americana. Estamos a falar do já referido Uber, que continua a fazer desta cidade o seu forte, com preços muito competitivos nas suas corridas, e Lyft , outra empresa californiana que, quando apropriado, está focada em solicitar táxis oficiais a partir de celulares com custos reduzidos.
Este teste em São Francisco, no entanto, não é o primeiro que o Waze realizou com essa abordagem de compartilhamento de carros. Em Israel, de onde este aplicativo se origina, eles compartilham um carro há um ano através de Waze graças ao sucesso da iniciativa. No momento, nos Estados Unidos, os motoristas só podem fazer duas viagens compartilhadas por dia, focadas em viagens de e para o trabalho, embora qualquer pessoa possa ser acompanhante e encontrar a viagem que melhor lhe convier.
