Assim funcionam as videochamadas no WhatsApp
Índice:
- Um pouco de história
- Como eles funcionam
- Nossa experiência com videochamadas
- Quantos dados as videochamadas consomem
- Muito a fazer
Depois de um ano esperando por eles, chamadas de vídeo do WhatsApp fazem sua grande aparição Sua grande-pequena aparição. E, por enquanto, eles chegaram apenas às versões beta ou de teste do aplicativo, ambas na plataforma Android como em iOS e Windows Phone E não para todos os usuários betatester ou testers, aparentemente. No entanto, já tivemos acesso a eles, podendo comprovar o seu funcionamento e qualidadeClaro, não podemos perder de vista que eles ainda estão em fase de teste, portanto o resultado final pode variar. Aqui contamos nossas impressões em detalhes.
Um pouco de história
Já em abril de 2015, quando da democratização das chamadas gratuitas para através da Internet deste aplicativo , um médium levantou a lebre sobre as videochamadas Era o próximo passo lógico, mas ninguém até a data havia descoberto os planos dos criadores de WhatsApp a esse respeito. Algumas fontes desconhecidas próximas ao WhatsApp que teriam vazado a informação, sem ainda ter provas sobre nenhum desse processo. No entanto, alguns meses depois, pesquisadores de arquivos .APK (aplicativos) começaram a encontrar vestígios de código que mencionava diretamente esse recurso.Ícones, capturas de tela e outros detalhes técnicos chegaram lentamente nos meses seguintes. Así hasta toparnos con la confirmación oficial (más o menos) de esta característica, que llegaba desde la plataforma de traducción de WhatsApp con referencias directas a las videollamadas Los rumores afirmaban que la función llegaría en verano , Mas não foi assim. É claro que, em antecipação, muitos aproveitadores lançaram todos os tipos de fraudes para abrir seu próprio caminho alegando poder ativar esse recurso com um truque simples: o resultado era encerrar a contratação de um serviço premium de mensagens de alta taxa ou a oferta de dados pessoais para cybercriminals
Agora, chamadas de vídeo estão chegando ao WhatsApp, presumivelmente antes das Férias de Natal E é que ainda f altam algumas semanas para a empresa receber o feedback dos beta testers ou testers e refinar sua operação.
Como eles funcionam
Como eles resolveram os vazamentos e capturas dos últimos meses, eles são realmente fáceis de usar Basta mover para um chat individual (não é possível fazer videochamadas em grupo), clique no ícone telefone e selecione a opção videochamada, que agora aparece ao lado da opção de chamada.
Desta forma, o transmissor começa a chamar o vídeo, ativando sua própria camera para exibir sua imagem na tela e melhorar o enquadramento durante toques Por sua vez, o celular do receptor começa a toque como se fosse uma chamada normal, mas também ativando sua câmera selfie para preparar a videoconferência .Tudo isso com os botões clássicos para deslizar e atender ou desligar a chamada Simples assim.
O interessante é quando a chamada não é atendida Desta forma, diferentes opções aparecem na tela do transmissor: fechar função, voltar para videochamada ou, se preferir,deixar um mensagem de voz Mais ou menos como uma secretária eletrônica. Claro, esta função não é nem mais nem menos do que as mensagens de áudio normais. Assim, basta continuar pressionando o botão e deixar a mensagem para o destinatário ouvir no horário que preferir.
Durante a chamada de vídeo, tanto o remetente quanto o destinatário podem alternar entre a câmera selfie ou a câmera traseira graças ao botão esquerdo na fundo .Além disso, é possível acessar o chat para compartilhar uma mensagem escrita ou qualquer outro detalhe sem cortar a videochamada , embora sem ver a outra pessoa durante o processo. Junto com isso, você pode mudar o microfone para evitar ouvir algo que não deseja enquanto as câmeras ainda estiverem ativas. Esses botões desaparecem da tela, então você deve clicar neles para fazê-los reaparecer e interagir com eles.
Além disso, devemos falar sobre a possibilidade de trocar os espaços na tela entre a imagem que é emitida e a que é recebidaUm simples clique na pequena janela pop-up que mostra a imagem do remetente permite que você faça a alteração e veja sua própria imagem em grande e a do outro em pequeno. Finalmente, esta pequena janela pop-up pode ser trazida para qualquer canto da tela, embora não aumente ou reduza seu tamanho.Tudo isso com o toque de um dedo.
Não se esqueça das notificações E o aplicativo deixa detalhes das videochamadas perdidas, tanto na barra de notificações quanto na aba de chamadas. A diferença é que, se for uma videochamada, o ícone que aparece ao lado das informações é de uma câmera e não de um telefone.
Nossa experiência com videochamadas
Depois de várias dessas videochamadas, fica claro para nós por que WhatsApp as lançou, por enquanto, apenas para alguns beta ou usuários de teste E, embora a qualidade seja boa e tudo indica que vai funcionar muito bem, Ainda há muito o que fazer Nossos testes em rede WiFi são satisfatórios, embora tenhamos verificado que ainda é necessário refinar a transmissão de dados, pois o som apresenta algumas quebrase a imagem não é tão suave quanto em outros aplicativos
O que surpreende é a boa disposição deles em relação aos dados. E é que a qualidade da videochamada só piora ligeiramente à medida que a recepção é atrasada, mas com um som bastante claro e uma imagem que tropeça de vez em quando .
Ou seja, é possível comunicar-se com eficácia, mas eventuais atrasos e voz entrecortada em algumas ocasiões pode tornar a experiência um pouco frustrante Além disso, quando o aplicativo detecta uma queda no sinal, pausa automaticamente a imagempara evitar a comunicação interrupção, exibindo uma mensagem na tela sobre a conexão ruim. Algo que experimentamos mesmo em rede Wi-Fi Novamente, detalhes que ainda precisam ser polidos.
Quantos dados as videochamadas consomem
Esse é outro aspecto a ser trabalhado pelo WhatsApp antes de lançar a função para todos. E é que nos encontramos com um consumo bastante alto Algo que já era de se esperar, por outro lado. Apesar dos rumores de que as videochamadas foram codificadas com o codec H.264 para oferecer boa qualidade com baixo consumo, nossas medições deixam claro que se trata de um recurso destinado a ser usado apenas em redes Wi-Fi ou em taxas de dados ilimitadas.
Fizemos duas videochamadas de teste de um minuto para medir o consumo. O primeiro por padrão, sem ativar a economia de pedágio e usar uma rede WiFiO resultado é que, entre os dados de saída (1, 6 MB) da chamada e os dados de entrada (9, 5 MB), a chamada teve um consumo total de: 11.1 MB por minuto Número que pode variar dependendo das informações captadas pela câmera e transmitidas pela rede, claro.
A segunda chamada de vídeo foi feita em proteção de dados de chamada, encontrada no menu Uso da rede em Configurações em WhatsApp Os resultados não são muito positivos, embora apresentem certa queda. Adicionando os dadosdados enviados (2,8 MB) e dados recebidos (5,7 MB) durante a mesma chamada, o consumo total é8 , 5 MB
Muito a fazer
Não há dúvidas de que WhatsApp ainda tem que apertar algumas porcas em relação a essa função. Por isso, após o término de cada videochamada, é exibida uma janela de avaliação onde a chamada mantida pode ser avaliada entre uma e cinco estrelas.Além disso, se o feedback for ruim, é possível especificar os motivos como não conseguir ouvir o outro usuário corretamente ou ser interrompido. Você também pode enviar uma linha de texto para dar mais informações para WhatsApp sobre o problema sofrido.
Claro, esta é uma função em fase beta ou ainda em teste Portanto, confiamos nisso WhatsAppsabe como refinar sua operação antes de levá-la ao público majoritário nas próximas semanas ou meses. Um recurso que parece bom e que causará muitos danos a outros aplicativos de videochamada, desde que as pessoas decidam usá-lo.
