Blippar, una empresa dedicada al mundo de la realidad virtual, acaba de añadir a su aplicación de reconocimiento una característica que puede dar mucho que hablar: ahora, con solo la foto de alguien, podrás saber quién es Si al principio la aplicación estaba enfocada a reconocer objetos mundanos de nuestra vida diaria, la empresa ha decidido ir un paso más allá en lo que muchos consideran una invasión total a la privacidad Das pessoas.
Funciona da seguinte forma: você desce a rua e se depara com uma pessoa que lhe parece familiar.Você pega a câmera do seu smartphone, você aponta para o rosto dele e de repente o app te dá todas as informações da Internet sobre essa pessoa. Você está assistindo a uma entrevista na televisão: você tenta descobrir quem é o entrevistado, você sabe que o conhece mas tem dúvidas. Então, você desbloqueia o celular, abre Blippar e foca a câmera na tela. Rapidamente, abrirá um link para Wikipedia cujo nome é dito. Arrepiante?
O criador do aplicativo Omar Tayeb garante que já tem cadastrado em seu banco de dados mais de 70.000 figuras públicas e que, no entanto, tal ferramenta não representa invasão de privacidade de ninguém, pois cada um é livre para permitir que o app mostre suas informações ou, diretamente, suspender esse serviço.Além disso, seja por motivos promocionais ou simples narcisismo, pode-se digitalizar o rosto diretamente e associá-lo ao aplicativo. Tayeb garante que o aplicativo é tão sofisticado que pode adivinhar se é você quem está tirando fotos para adicioná-lo ao banco de dados mais tarde ou se, pelo contrário, é alguém que pretende fazer isso por você, sem boas intenções.
Por enquanto, você pode baixar o aplicativo diretamente de neste link da Play Store. Assim que você o instalar em seu celular, ele pede a vocêacesso à câmera e localização Em seguida, a câmera se abre e é aí que você pode começar a piscar. Testámo-lo directamente na nossa sala e a verdade é que a rapidez com que identifica objectos e animais é fascinante. Tentamos apontar diretamente para uma pessoa e, felizmente ou infelizmente, não o reconheceu.Embora fontes próximas digam que o aplicativo acabou de adicionar a funcionalidade de reconhecimento facial, nesta versão que baixamos ela não aparece. Provavelmente seremos uma atualização nas próximas semanas.
Honestamente, não sabemos o que pensar deste novo desenvolvimento no campo das questões sociais. No final das contas, dependerá do uso que lhe for dado, embora neste caso tenhamos nossas dúvidas. Para que serve um aplicativo que informa, instantaneamente, com quem estamos falando? Onde estará aquele mistério de conhecer uma pessoa aos poucos? Quantos de nós não nos parecemos com os outros nas redes sociais? Sempre se diz que neste tipo de plataforma só se ensina o melhor de si Não estaríamos criando uma rede falsa de contatos , uma forma distorcida de conhecer outras pessoas?
