Os funcionários do Evernote poderão ler todas as suas anotações no aplicativo
Índice:
- Usuários do Evernote alarmados com o ataque à sua privacidade
- O mais alarmante é que já houve "espionagem"
Evernote, um dos aplicativos mais populares para capturar e armazenar notas em seu smartphone e computador, acaba de anunciar uma importante mudança em sua política de privacidade: a partir de 23 de janeiro, data de entrada em vigor de suas novas regras, os funcionários da empresa poderão acessar o conteúdo das notas do usuário.
Usuários do Evernote alarmados com o ataque à sua privacidade
Parece que estes não são bons tempos para a reputação de Evernote: embora seja um dos serviços mais famosos para guardar notas e sincronizá-los na nuvem, nos últimos meses muitos usuários perderam quase completamente o interesse devido ao aumento de preços nos planos pagos e às restrições introduzidas no plano gratuito( que agora só pode ser usado em dois dispositivos simultaneamente).
A notícia mais recente também causou verdadeira indignação nas redes sociais porque a nova política de privacidade do Evernote põe em risco a privacidade dos usuários e do segurança do conteúdo de suas notas.
Como a empresa anunciou em sua proposta de alteração ”“que entrará em vigor em 23 de janeiro”“, alguns funcionários do Evernote poderão acessar o conteúdo das notas , como parte de um processo de verificação para introduzir melhorias em seus sistemas de inteligência artificial.
Lembre-se de que serviços computacionais poderosos de análise de informações são aqueles que permitem aos usuários do Evernote, por exemplo, realizar buscas rápidas em seus notebooks . No entanto, é muito diferente usar software e máquinas para vasculhar notas do que permitir que pessoas reais vejam com seus próprios olhos o conteúdo privado das notas dos usuários
Diante da pressão exercida por usuários, jornalistas e ativistas em protesto contra esta nova medida, Evernote explicou que quando vier a lei em vigor novos regulamentos, qualquer utilizador pode rejeitar estas condições, mas se continuar a utilizar o serviço terá que abdicar de algumas das suas funcionalidades, como a referida facilidade na pesquisa
O mais alarmante é que já houve "espionagem"
Como se não bastassem as novidades de janeiro, também foi revelado que Evernote já permitiu o acesso de alguns funcionários aos conteúdos das notas em ocasiões específicas por motivos de funcionamento da plataforma. Além disso, nos termos e condições é especificado que os trabalhadores da empresa poderão acessar o conteúdo quando a intervenção for justificada (para prevenção de spam, luta contra terrorismo, etc.).
Este é o detalhe que mais indignou muitos usuários, já que até agora não havia sido divulgado que Evernote funcionários usados, e não apenas máquinas, para analisar o conteúdo das notas armazenadas em seus servidores.
Se você ainda estava usando a plataforma após as mudanças de preço do Evernote, você pode querer deixá-la para sempre. Dê uma olhada em nossa seleção de aplicativos alternativos para continuar criando notas a partir do seu smartphone.
