Os aplicativos mais baixados de 2016
Índice:
2016 foi um ano tumultuado para a era digital: o advento da realidade virtual, que já se foi e voltou aos tempos em que a relacionou à fantasia cyberpunk de filmes como The Lawnmower, foi recebido com grande entusiasmo pelo público em geral e pelos dispositivos terminais, ao adaptar sua tecnologia às telas QHD que permitiria uma imersão de qualidade total. A aposta no vídeo em praticamente todas as redes sociais mais importantes (live video no Twitter e Facebook, Instagram Stories, YouTube e 360º) também significou uma injeção de downloads vitais para as empresas desenvolvedoras de aplicativos ficarem na brecha e comerem um grande pedaço do 2.0.
Segundo a Nielsen empresa, empresa de informação e uma das maiores fontes de informações de mercado, mídia e on-line information acaba de publicar um relatório em que faz um bom balanço dos aplicativos mais baixados deste 2016 : um bom termômetro para conhecer um pouco mais sobre os gostos do usuário e assim marcar as possíveis tendências de consumo para o ano de 2017 que está prestes a cair.
Primeiros lugares
O Top 5 dos aplicativos mais baixados de 2016 nos deixam com um panorama quase sem novidades em relação a outros anos. O aplicativo mais baixado deste ano que já está nos deixando é, claro, o Facebook, por mais mal otimizado que seja, por mais RAM que consuma, o aplicativo do Facebook é a estrela de 2016 com nada menos que 146.027.000 usuários ativos em média. Muito próximo a ele, é claro, seu aplicativo gêmeo, Facebook Messenger Decisão muito polêmica da empresa de Mark Zuckerberg o de adicionar um novo aplicativo ao seu serviço de mensagens em vez de poder acessá-lo do aplicativo mãe. Sem Facebook Messenger é impossível ver se alguém iniciou um chat com você. É até impossível acessar esta seção a partir da versão web do Facebook. Ou você baixa... ou baixa.
Google aparece em terceiro lugar
Para conhecer o amigo Google temos que descer para o terceiro lugar. E é YouTube a rainha dos aplicativos do monstro cibernético: quase 114 milhões de usuários médios. Até a posição 8 a lista é propriedade do Google: por ordem encontramos Google Maps (105.749.000), Google Search (103.959.000), Google Play (99.773.000) e Gmail (88.572.000).
Snapchat e Twitter Onde eles estão?
Na posição 8 temos mais uma vez o bom e velho Zuckerberg: Instagram aparece com 74.672.000 usuários médios, sem deixar opção de Snapchat ou Twitter, que nem aparece entre os dez aplicativos mais baixados de 2016. O A penúltima opção é para o serviço de streaming de música Apple Music (68.392.000) e a Amazon app store (65.511.000). Assim se mantém o top 10 dos aplicativos mais baixados em 2016.
Você esperava alguma surpresa? Você confiou que Twitter ou Snapchat teria um lugar primário neste top 10 do aplicativos mais baixados em 2016? Em termos de downloads, Facebook comeu o gigante Google. O que você acha? Deixe-nos a sua opinião na secção de comentários.
