Como impedir que eles leiam suas mensagens criptografadas do WhatsApp
Índice:
Nos últimos dias saiu uma notícia que incomodou os usuários do WhatsApp, foi descoberta uma vulnerabilidade para a qual nossas mensagens puderam ser lidas.
Embora não possamos impedir que isso aconteça, podemos ativar uma opção no aplicativo de mensagens para que pelo menos recebamos um avisoem caso as chaves de criptografia mudem em uma de nossas conversas.
A referida vulnerabilidade foi descoberta por Tobias Boelter, da Universidade da Califórnia em Berkeley, um criptógrafo e especialista em segurança que, graças a Uma investigação concluiu que O WhatsApp poderia ter um tipo de vulnerabilidade por meio da qual o Facebook acessaria o conteúdo privado das conversas dos usuários.
Foi o The Guardian quem contatou o investigador para descobrir em profundidade como isso afetaria nossa privacidade Embora a criptografia de ponta a -end é seguro, o WhatsApp pode até forçar uma criptografia por meio da qual permitimos o acesso de terceiros às nossas conversas sem que o remetente e o destinatário das mensagens se conheçam. fora Não estamos falando de hackers nem de ninguém, mas uma conversa privada pode ser revelada em caso de solicitação do governo, por exemplo.
Evite que eles leiam suas mensagens criptografadas
WhatsApp implementou a criptografia de ponta a ponta por um motivo. Supostamente graças a isso, nossas mensagens só podem ser lidas pelo destinatário e pelo remetente, na verdade, nem mesmo a própria empresa de aplicativos poderia lê-las. Algo que a vulnerabilidade descoberta colocou em questão.
O problema seria quando o destinatário não está conectado e a mensagem está esperando nos servidores para ser enviada. Nesse ponto, o sistema poderia criar algumas novas chaves para poder acessar o conteúdo da mensagem, sim, deveria gerar uma para cada mensagem, mas poderia decifrar toda a conversa. Isso não significa que qualquer pessoa possa acessar nossas mensagens, mas significa que o WhatsApp poderá fazê-lo caso seja solicitado por um governo, por exemplo.
O que se sabe, por enquanto, é que existe uma coisa que podemos fazer a partir do próprio aplicativo WhatsApp para tentar evitar que isso aconteça conosco, ou pelo menos, descubra se algo assim acontece. Teremos que ir, em nosso telefone e abrindo o aplicativo WhatsApp, em Configurações, depois em Conta e, finalmente, clicar em Segurança.
Quando estivermos na parte Segurança do WhatsApp, o seguinte será ir para « Mostrar notificações de segurança» Com isso, o que faremos é receber notificações caso as senhas mudem em nossa conversa. Obviamente, deve-se levar em consideração que, se o destinatário mudar de terminal por algum motivo, pode ser que as senhas também variem.
Com isso, não tornaremos o WhatsApp incapaz de descriptografar nossas mensagens, mas receberemos avisos se o aplicativo estiver tentando alterar as chaves de criptografia, para que, se recebermos os avisos a tempo, possamos parar de enviar mensagens que não queremos que terceiros leiam.
