Este é o aplicativo com o qual você pode seguir tubarões do seu celular
Todos os temem. Mas quase todos nós somos fascinados. São os tubarões, uma espécie que se tem repovoado no Mediterrâneo e, assim é, estamos cada vez mais próximos. Quem diria que já vimos Tubarão (1975) tantas vezes? Desde então não nadamos completamente tranquilos e a verdade é que não estamos sem razão. Especialistas dizem que qualquer um que tenha pisado no Mediterrâneo foi detectado pelo radar extremamente fino de um tubarão
E embora muitos adorassem saber onde um tubarão está o tempo todo – aquela barbatana do diabo nem sempre surge das águas plácidas para nos avisar – é impossível controlar todas as espécies que navegam em nossos mares. Existe, no entanto, uma aplicação interessante que nos pode ajudar a saciar esta sede mórbida.
Com o Global Search Tracker disponível para iOS e Android, você pode acompanhar alguns dos tubarões que transitam pelas águas do planeta . O aplicativo foi desenvolvido pela OCEARCH, um grupo de pesquisadores marinhos encarregados de estudar os grandes tubarões brancos e os tubarões-tigre, estudando seu comportamento. Eles possuem várias espécies identificadas e possuem um sistema de rastreamento que envia um sinal via satélite (anteriormente chamado de "ping") toda vez que o tubarão levanta suas nadadeiras dorsais para a superfície da água.
A única coisa a fazer para começar a seguir os tubarões é instalar o aplicativo (que, diga-se de passagem, é bem leve) e acessar os mapas.Verás que el equipo de OCEARCH hace un seguimiento bastante exhaustivo de una gran cantidad de tiburones, sobre todo de los registrados en las costas del Atlántico y el Pacífico, que no são poucos.
https://twitter.com/OCEARCH/status/831524983327305728?ref_src=twsrc%5Etfw
No entanto, devemos indicar que o aplicativo Android possui alguns bugs. Pode ser que em alguns casos esteja bloqueado e você não consiga acessar as informações e rastrear os tubarões que lhe interessam Conseguimos testar as funções de rastreamento: o diferentes pontos que você vê no mapa são tubarões, cada um com um nome e uma rota. Você também pode acessar seus arquivos, ver que tipo de espécie eles são e aprender muitos outros detalhes interessantes.
Mas se você tiver problemas com o aplicativo e não conseguir acessar todas essas opções, não se preocupe, pois a equipe OCEARCH é muito ativa nas redes sociaise oferece informações detalhadas, tanto no site quanto em redes como Twitter, YouTube ou Instagram sobre os últimos avistamentos e investigações.
Se você acessar o arquivo de cada espécie (são os pontos azuis que você vê no mapa) poderá ver que tipo de espécie é, qual o seu tamanho e quanto pesa. Se você for um pouco mais curioso, também pode mergulhar em sua história de vida, descobrir quais são suas rotas favoritas e qual jornada migratória ele fez até agora. Para conseguir tudo isso, como dissemos, os pesquisadores instalam um sensor neles, em capturas de no máximo 15 minutos.
Quando terminam o trabalho de marcação, eles soltam o tubarão novamente. E agora eles podem começar a rastreá-lo. Alguns tubarões tornaram-se tão famosos que já têm milhares de seguidores no Twitter Não surpreendentemente, a equipe OCEARCH foi encarregada de enviar fotos e capturas impressionantes sobre sua vida em nossos oceanos.
