10% dos aplicativos instalados são abandonados em uma semana
Você baixa um aplicativo e pronto. Você é como uma criança com sapatos novos. Como funciona bem! Você usa o tempo todo e até recomenda para seus amigos e familiares. Mas as coisas pioram e depois de alguns dias, provavelmente você nem vai se lembrar dela
É o que acontece com a maioria, não se preocupe. Um estudo publicado recentemente pela Apps Flyer revelou que apenas 5% dos usuários de smartphones ainda estão usando ativamente um aplicativo 30 dias após instalá-lo.Mas há dados piores. Apenas 10% continuam a fazê-lo depois de uma semana
Lealdade entre os usuários de aplicativos continua sendo um dos maiores desafios enfrentados pelos desenvolvedores. Neste sentido, e porque o relatório assim o comunica, existem diferenças claras entre os que se designam por utilizadores orgânicos e não orgânicos Os primeiros são aqueles que baixam Motu proprio (porque um aplicativo realmente os interessa), enquanto os últimos são aqueles que o fazem por meio de algum tipo de incentivo (através de terceiros, o desenvolvedor pode pagar com dinheiro real, oferecer moeda virtual ou outros incentivos para aproveitar o aplicativo ou o jogo) .
O estudo revela que gastamos menos tempo em aplicativos que instalamos proativamente (aqueles que os desenvolvedores chamam tecnicamente de "orgânicos") e passamos mais horas nas ferramentas que os desenvolvedores deseja que instalemos em nossos computadoresAssim, a porcentagem de retenção de aplicativos "não orgânicos" aumentou 25% no iOS e apenas 4% no Android, do que se pode deduzir que talvez os usuários da Apple sejam um pouco "mais obedientes" do que aqueles que usam o Google sistema operacional. Seja como for, os dados ainda são mais ou menos idênticos em relação ao que foi alcançado no ano passado, embora tanto no iOS quanto no Android, as porcentagens de retenção (ou seja, o tempo em que os usuários continuam usando os aplicativos que instalaram em seus mobiles) aumentaram um pouco, o que certamente é uma boa notícia para os desenvolvedores, que terão trabalhado duro para alcançá-lo.
Os números sugerem que Os usuários do Android têm muito mais probabilidade de manter instalados os aplicativos que descobrem por si mesmos, enquanto os usuários do iOS são mais leais a aplicativos “não orgânicos”, ou seja, aplicativos que os desenvolvedores tentaram instalar em seus dispositivos ou que são promovidos por meio de artigos ou outros meios.
Como se não bastasse, o estudo revela que apenas 2% das instalações realizadas no Android são resultado de uma transação monetária Esse percentual é 80% maior no iOS, sistema operacional cujos usuários estão mais dispostos a pagar pelos apps que baixam. Em vez disso, os usuários do sistema operacional do robô verde preferem conteúdo gratuito. Certamente, por esse motivo, grande parte dos desenvolvedores estaria mais interessada em desenvolver aplicativos para iOS do que para o sistema de código aberto do Google: o Android.
