Índice:
Um dos principais atrativos dos videogames é sua natureza imersiva, sentindo-se o protagonista da história. Sabemos que na tela do celular isso é difícil. E muito mais sem ser um jogo de realidade virtual. Mas há um jogo que consegue te colocar no lugar de seu protagonista. E tudo isso sem a necessidade de pontos de vista 3D ou subjetivos. Este é Liyla, um incrível jogo baseado em eventos reais que podemos baixar gratuitamente na Play Store.
O horror da guerra e o drama dos refugiados
Não é muito comum se encontrar em um jogo de guerra em que você é a vítima. Acostumados a lidar com soldados de elite ou franco-atiradores, é surpreendente encontrar um jogo em que o protagonista é um civil, uma das muitas vítimas inocentes que devem fugir da terra onde nasceram. Portanto, não custa nada tomar conhecimento de seu drama, mesmo por meio de um videogame
E o que é melhor do que um videogame quando tudo o mais falhou? Sim, pode parecer um pouco triste perceber uma realidade através de um videogame. Mas, neste caso, é um trabalho feito com muito esmero, merecedor de inúmeros prêmios, com uma seção gráfica simples e realista. O nome dela é "Lyila e as Sombras da Guerra"
Graças ao seu criador, Rasheed Abueideh, um cidadão palestino de Gaza, com Lyila podemos nos colocar no lugar de tantas vítimas silenciosas de guerras: com gráficos baseados em In shadows, reminiscente de jogos como Limbo, inicialmente interpretamos um pai e sua filha, que acabaram de perder a mãe em uma zona de guerra.
O caminho não será fácil. Muitos jogadores afirmam ter terminado o jogo em lágrimas. Também é recomendado jogar com fones de ouvido e em um quarto escuro para uma experiência ainda mais poderosa. Com certeza, «Liyla» não é um videogame para se divertir, mas as sensações que se experimentam valerão a pena.