Eles roubam mais de 40.000 fotos de mulheres e homens do Tinder
Índice:
Você costuma encontrar seus encontros no Tinder? Bem, suas fotos de perfil, aquelas que você usa nesse mercado de carnes, podem estar circulando na internet. E não, não pela benção de potenciais pretendentes, mas pela alegria e aprendizado das máquinas de Inteligência Artificial. Um roubo que se aproveitou de uma porta dos fundos do aplicativo de namoro.
Isso é culpa do desenvolvedor Stuart Colianni, que explorou essa vulnerabilidade.Porém, longe de se contentar em apropriar-se das selfies e fotografias de milhares de usuários, ele as colocou à venda. Para isso, aproveitou a plataforma Kaggle, de propriedade do Google, onde pesquisadores de inteligência artificial puderam usá-los para seus experimentos de reconhecimento facial.
Adeus à privacidade
Colianni afirma ter trabalhado com bancos de dados faciais no passado. No entanto, sofre por conter coleções muito pequenas. Algo que o Tinder pode resolver graças ao grande número de perfis e fotos que inundam este aplicativo de encontros. Claro, para fazer isso você tem que violar a privacidade de todos esses usuários e tirar suas fotos sem qualquer consentimento.
Embora os arquivos contendo todas as destas fotos tenham sido removidos do Kaggle, elas ainda existem no repositório do GitHub.Claro, sempre focado nas máquinas aprendendo a reconhecer feições e rostos. Desta forma treinam com as melhores fotografias de quem procura um parceiro na Internet. Para que? Apenas os pesquisadores e criadores dessas máquinas e inteligência artificial sabem disso.
Pessoas do Tinder
O pacote de informações contém mais de 40.000 fotos de homens e mulheres usuários do Tinder. Foi publicado sob o nome de People of Tinder, embora o curioso seja o que está dentro. E é que no meio The Next Web notou o código usado para explorar a vulnerabilidade. Nele, referências constantes são feitas ao termo “enxada”, algo como “mujer de vida alegre” em espanhol. Algo que joga parte da fachada da incorporadora ao chão. E é ele quem aposta no desenvolvimento da inteligência artificial com esse roubo de informações.
