Índice:
Os jogadores e, principalmente, os youtubers encarregados de transmitir seus jogos de Clash Royale, usam um jargão incompreensível. Termos que não só têm origem anglo-saxônica, mas são difíceis de entender sem um contexto ou explicação. Por isso, neste artigo, compilamos um dicionário autêntico com todas aquelas expressões que você deve conhecer se jogar Clash Royale.
Clash Royale Dictionary
- 2v2: Batalha de Clãs.
- 3-leg: Triplo lendário.
- 3M: três mosqueteiros.
PARA
- A: Areia e nível de areia ( é 1, 2, 3, etc.).
- Aggro: Concentra uma tropa ou construção no alvo.
- Air-Beatdown: Diz-se daquele baralho que explora as fraquezas antiaéreas do oponente. Pode incluir Lava Hound e outras cartas de ataque aéreo.
- Anti-aérea: É uma carta usada para defesa aérea. Ou seja, contra os Bombastic Balloons, os Lava Hounds, os Minions, etc. As cartas antiaéreas podem ser os Mosqueteiros, Princesa, Goblins com lança, Arqueiros, Lacaios, Horda de Lacaios ou Tesla, entre outros.
- Anti-meta: Carta ou baralho projetado para funcionar contra as cartas que estão dominando o jogo. É um conceito relativo que muda com base nos cartões META e nas mudanças de saldo da Supercell.
- AoE: significa “área de efeito” ou área de efeito. Relativo à área da arena em que uma carta tem efeito, seja ela um feitiço ou não: flechas, gelo, veneno, fúria”¦
B
- Baby drag: Baby Dragon
- Baralho de iscas: Baralhos de iscas. Trata-se de sobrecarregar o adversário com tropas que possam dominá-lo. Embora existam contras ou contra-ataques, como feitiços que podem arruinar rapidamente este ataque.
- Barb: Bárbaros.
- Beatdown: Diz-se de decks focados em combate dentro do território inimigo. Consiste em criar combos e usar as cartas para se adaptar às defesas e causar grandes danos às tropas.Geralmente são decks nos quais existem cartas do tipo tanque como o Gigante, o Golem, a P.E.K.K.A. e outros semelhantes. O deck Beatdown é adequado para cercos, mas não para defesas.
- Beatdown-Siege: um deck que combina o conceito Beatdown e adiciona cartas de ataque à distância. A ideia é usar cartas do tipo tanque e outras cartas de cerco à distância. Desta forma, as outras cartas de ajuda de cerco ficam protegidas. O Gigante Real é a carta principal neste tipo de baralho.
- Blitz-Beatdown: dito sobre o deck que aposta em cartas rápidas. A ideia é criar ameaças imediatas à torre. Para isso você pode usar cartas como os Montapuercos.
- BM: Acrônimo para a expressão em inglês “maus modos” ou maus modos. É usado quando o oponente ri ou diz “obrigado” constantemente com o único propósito de irritar e enganar.
- BT: referência à Torre de Bombas.
- Buff: em espanhol também se usa o termo buffear. Trata-se de melhorar as características de um cartão. Torne algo mais forte.
- Burn card: dito sobre o cartão destinado a arrebatar pontos de vida da torre da coroa inimiga. Um termo que se assemelha a dano direto.
via GIPHY
C
- CB: Acrônimo de Clan Battle.
- CC: termo utilizado para se referir ao desafio clássico, do inglês “Classic Challenge”. Também para se referir ao Baú do Clã.
- Chain pull: Refere-se ao uso de várias cartas para desviar as tropas inimigas de seu objetivo inicial. Uma reação em cadeia para enganar as cartas inimigas.
- Ciclo de baús: ciclo ou ordem em que os diferentes baús aparecem após vencer as batalhas. Algumas teorias falam de uma ordem específica de tipos de baús que sempre se repete.
- Chetado: expressão usada para indicar que o adversário hackeou ou modificou o jogo a seu favor. Tal cartão ou tal jogo é "verificado". Do inglês "cheat", que significa truque.
- Clone skip: Mecânica que utiliza o feitiço Clone para separar tropas originais à esquerda e tropas clonadas à direita. Técnica original que pode levar outros a evitar construções ou dividir forças em cercos.
- CoC: Referência direta a Clash of Clans.
- Control: Esta é uma estratégia que consiste em fazer uso eficiente do elixir para defender a arena do jogador. Com o excedente de elixir após a defesa, cartas de ataque são lançadas para causar algum dano às torres inimigas. Essa estratégia também consiste em contar o elixir usado pelo inimigo para agir de acordo. É uma técnica que geralmente funciona contra a estratégia Beatdown.
- Collector: Referência ao coletor de elixir.
- Counter: refere-se a essa carta, baralho ou estratégia que funciona para impedir cartas, baralhos ou estratégias opostas. Contra-atacar ou contra-atacar é efetivamente parar um ataque inimigo.
- Counter push: Diz-se da contra-estratégia em que as tropas sobreviventes acabam fazendo parte de uma ofensiva. Em outras palavras, um contra-ataque.
- CR: Clash Royale
- Ciclo: Termo usado em referência à ordem em que as cartas do jogador aparecem. O ciclo em que as cartas do baralho criado pelo usuário aparecem na arena de batalha.
- Cycle deck: Cycle deck baseado em cartas com baixo custo de elixir. Sua estratégia é manter a pressão ofensiva sobre o adversário jogando cartas constantemente na arena.Tudo isso para aproveitar momentos específicos com outras cartas com um tempo de implantação curto para causar dano. Por exemplo, use exércitos de esqueletos e aproveite o momento para implantar um mineiro que atinja uma torre inimiga.
D
- DC: Abreviações usadas em referência ao termo desconectado. Do inglês “desconectar”.
- Doot: Onomatopeia associada a esqueletos e outras letras relacionadas a eles.
- Espírito duplo: dito do baralho que faz uso dos Espíritos do fogo e dos Espíritos do cheiro ao mesmo tempo.
- DP: Termo que se refere à carta do Príncipe Negro, do inglês “Dark Prince”.
- DPS: Dano por segundo valor de certas cartas. Do inglês “damage per second”.
- Direct damage: se trata de un hechizo que puede ser invocado en cualquier zona de la arena para hacer daño directo a una tropa o a um edifício. Dentre esses feitiços são considerados flechas, relâmpagos, bola de fogo, foguete, veneno ou até mesmo a tromba.
- Príncipe duplo: estratégia ofensiva que utiliza as cartas Príncipe e Príncipe Negro. Combinação de alto dano.
E
- EB: Referência aos Bárbaros de Elite.
- Sobrecarga de Elixir: Corrigido. Refere-se à taxa de produção de elixir após o armazenamento de 10 unidades. A décima primeira unidade recarregou para 90%, oferecendo esse valor extra se o usuário gastasse o elixir antes de ser completamente preenchido. Agora não é possível usar esta técnica.
- Emote: Mensagens com emoticons padrão para enviar durante a batalha. Às vezes, eles são usados para enganar o oponente.
- Negócio de elixir: Combate de cartas em que o jogador e o inimigo investem a mesma quantidade de elixir.
- E-wiz: referência ao Electric Wizard, do inglês “Electro Wizard”.
via GIPHY
F
- f2p: Referência ao termo free-to-play, ou jogador que não investe dinheiro real no jogo.
- FB: referência à bola de fogo, do inglês “Fireball”.
G
- GB: Referência à carta Barril de Goblins.
- GC: referência ao Grande Desafio.
- Gemmer: Refere-se ao jogador que compra gemas. Jogador que investe dinheiro real no Clash Royale.
- GG: expressão para parabenizar um jogo, do inglês “good game” ou good game.
- GiLoon: Este é um deck do tipo Beatdown que usa as cartas Giant e Balloon para derrubar torres rapidamente. Geralmente é acompanhado por lacaios e flechas.
- GL: Expressão frequentemente usada no início da batalha para desejar boa sorte, do inglês “good lucky”.
- Canhão de vidro: Combinação de alto dano e baixa vitalidade. Inclui cartas como a Mosqueteira, o Mago, a Princesa e a Mini P.E.K.K.A, entre outras.
- Gob: Referência à carta Goblins, do inglês “Goblin”.
- Goison: Este é um deck Beatdown. Nele, as cartas Gigante e Veneno são utilizadas para dar tempo do elixir recarregar, saturar o inimigo ou acabar com contra-ataques.Também é frequentemente usado em combinação com Coletor de Elixir e Relâmpago.
- Gravy Bowl: dito daquele baralho que usa a carta Cemitério e as Lanzarocas. Este último defende, contra-ataca e serve de tanque para os esqueletos que surgem.
- GY: Referência à carta do Cemitério.
H
- HF: Expressão que significa “divirta-se”, do inglês “have fun”.
- Hog: referência à letra Montapuercos, do inglês “Hog Rider”.
- Horda: Referência à carta da Horda de Servos.
- Hound: Referência à carta Lava Hound.
- Hog trifecta: Este é um baralho de cartas que utiliza a Valquíria, a Mosqueteira e o Corredor. Pode ser acompanhado por raios, coletor de veneno ou elixir, canhão e esqueletos para ser mais eficaz.
- HP: Referência à estatística de dano de uma carta, do inglês “hit points”.
- Cabana: Referência a cartas de cabana, seja goblin ou bárbaro.
YO
- Ice wiz: Referência à carta do Mago do Gelo.
- ID: referência à carta do Dragão Infernal.
- IG: Referência à carta Golem de Gelo.
- IT: Referência à carta da Torre Inferno.
- IW: Referência à carta do Mago do Gelo.
J
- Jason deck: Este é um deck usado pelo campeão da competição de Helsinque, Jason. Apresenta o Gigante, Corredor, Arqueiros, Goblins Lança, Bárbaros, Horda de Servos, Flechas e Coletor de Elixir.
K
- Kiting: refere-se à atividade de desviar tropas para a linha oposta. Concedido por lançar cartas que constantemente distraem as tropas inimigas.
EU
- LavaLoon: Trata-se de um baralho ou combo de cartas do tipo Beatdown em que o Lava Hound e o Balloon são usados Bombastic contra inimigos sem defesa aérea. O cão distrai o inimigo enquanto o balão causa dano alto.
- Leg: Referência de carta lendária.
- Leggie: Referência de carta lendária.
- Nível parede: teto de vidro que impede a conquista de mais troféus devido ao nível de cartas e torres alcançado pelo jogador.
- LJ: Referência à carta Lumberjack.
- Log: referência à carta Trunk, do inglês “The Log”.
- Loon: Referência ao cartão Balloon.
M
- Mana: nome incorreto para se referir ao elixir. Termo próprio em outros RPGs (RPG).
- META: Acrônimo de Most Effective Tactic Available. Refere-se a adaptar a estratégia a cada situação com base nas cartas mais populares do momento.
- Metagame: Estes são os decks, cartas e estratégias mais populares do jogo.
- MH: Referência à carta da Horda de Servos.
- Mini-tanque: Diz-se do combo que adiciona tropas com muita saúde para distrair o inimigo. Nesse combo, normalmente são utilizadas as cartas da Valquíria, do Cavaleiro, do Sparky e dos Lanzarocas, entre outras.
- MM: referência à carta Mega Minion, do inglês “Mega Minion”.
- Multi-drop: técnica de implantação de dois cartões simultaneamente. Permitido graças à capacidade multitoque do Clash Royale.
- Musk: referência à carta do Mosqueteiro, do inglês “Mosketeer”.
N
- Nado: Referência à carta Tornado.
- Negative elixir trade: card showdown em que o jogador deve gastar mais elixir para parar o ataque do que o usado pelo adversário para lance-o.
- Nerf: também usado “nerfear” em espanhol. Este é um nerf de cartão em ajustes de saldo que a Supercell faz sistematicamente.
via GIPHY
Q
- Quick drop: técnica em que duas cartas são lançadas praticamente ao mesmo tempo na areia. Útil para defender in extremis, fazer um contra-ataque rápido, etc.
P
- p2p: pagar para jogar, do inglês “pay-to-play”, ou a prática de pagar para jogar. Refere-se a jogadores que gastam dinheiro real para acessar o conteúdo do jogo.
- p2w: pague para ganhar. Referência a pessoas que gastam dinheiro real em gemas e cartas para conseguir um bom time sem investir horas de jogo. Muitas vezes, eles são malvistos porque não desenvolvem suas habilidades, mas tiram vantagem de sua vantagem econômica.
- Payfecta: combinação de cartas em que são utilizadas as Princesas, o Mago do Gelo e o Mineiro. O termo refere-se à prática de pagar para obter essa combinação.
- Paywall: teto de vidro contra o qual os jogadores que não investem dinheiro real no Clash Royale batem. Ponto teórico em que não podem ganhar mais troféus ou progredir devido à forte presença de jogadores pagantes.
- PEKKA double prince ou PPP: Este é um deck do tipo Beatdown que utiliza as seguintes cartas: P.E.K.K.A., Prince e Dark Prince . A primeira carta atua como um tanque enquanto o Príncipe causa dano.O Príncipe Negro auxilia e acerta em igual medida.
- PPPP: baralho alternativo ao PPP que inclui também a carta Princesa na combinação.
- Pig push: técnica na qual o Montapuercos se posiciona na borda da arena junto com uma tropa que o auxilia. A tropa de assistência pode ser composta por Espíritos do Fogo, Espíritos do Gelo, Goblins ou Esqueletos.
- Positive elixir trade: Card showdown em que o jogador contra-ataca usando menos elixir que o oponente.
- Pré-flechas: Estratégia de alto risco e alta recompensa usando a carta Setas. Consiste em jogar a carta na área onde os Minions, Skeletons ou outras tropas devem ser posicionadas.
- Pré-bola de fogo: Estratégia semelhante a Pré-flechas. Nesse caso, a carta Fireball é enviada para onde os inimigos devem aparecer nos próximos décimos de segundo.
- Bomba: Referência à carta Elixir Collector.
- Puxar: ação de desviar um intestino para um local específico ao posicionar outra tropa ou edifício.
R
- RG: referência à carta do Gigante Real.
- Matchmaking manipulado: Declaração infundada de que Clash Royale enfrenta inimigos capazes de vencer e contra-atacar o deck do jogador. Algo como: Eu sempre enfrento inimigos com cartas melhores do que eu.
- Royal GG: Referência ao Gigante Real com conotações de aprimoramento de cartas.
- Irmãos de osso impiedosos: Referência humorística à carta dos Guardas.
S
- SC: Referência abreviada aos criadores de Clash Royale, Supercell.
- Temporada: temporada. Período de duas semanas em que os jogadores da Legendary Arena tentam ganhar troféus. Decorrido esse tempo, e se houver mais de 4.000 troféus, eles são convertidos em Troféus Lendários que ficam permanentemente exibidos no perfil do jogador.
- Shanghai deck: Deck criado no Shanghai SHT Championship Series. Consiste em um Gigante, uma Mini P.E.K.K.A, uma Mosqueteira, Guardas, Choque, Veneno, Coletor de Elixir e Princesa. A última carta também pode ser um Mago, um Mineiro, um Príncipe, um Cavaleiro ou um Atirador de Pedras.
- Siege: Siege. Tipo de deck que se concentra na implantação de edifícios. Isso acontece na arena do jogador, conseguindo derrotar o inimigo aos poucos.Tal estratégia pressiona o inimigo, que deve atacar se não quiser perder suas torres. Este tipo de combate geralmente predomina sobre as estratégias de controle, mas não sobre os decks Beatdown.
- Siege-Burn: Deck focado em cerco e golpes diretos. A chave é pressionar constantemente o inimigo e obter pequenos danos. Geralmente inclui cartas como Argamassa.
- Skarmy: Referência à carta do Exército de Esqueletos.
- Skelly: Referência à carta Skeletons.
- Teto de habilidade: Teto de vidro para o potencial que um jogador experiente pode obter de uma carta, baralho ou estratégia. Ou seja, quando atinge o lucro máximo.
- Piso de habilidade: Quantidade de habilidade necessária para jogar uma determinada carta, baralho ou estratégia de maneira correta e eficaz.
- SMC: Referência ao Baú Super Mágico.
- Sparknado: Combo que consiste no uso de Sparks e Tornado.
- Spawner: Referência a cartas de construção que produzem tropas. Por exemplo: as cabanas ou o forno.
- Deck de Spawner: Baralho de cartas que coleta spawners ou cartas produzidas por outras tropas.
- Resistente a feitiços: Diz-se de cartas que resistem a feitiços. Por exemplo: o Mega lacaio suporta bem os feitiços. Esta carta com valor de 3 pontos de elixir só pode ser derrotada por uma carta de valor de 6 elixir, como Relâmpago.
- Defesa dividida: técnica que se baseia no tempo ou em saber quando posicionar unidades para dividir tripas. A ideia é dividir hordas e ataques para derrotá-los com mais facilidade.
- Split push: técnica que consiste em lançar um ataque em ambos os caminhos da arena.
- Splank: combinação que consiste em utilizar uma tropa como minitanque para lidar com ataques de zona. Trata-se de lutar contra Valquírias, Bebês Dragões, Príncipes, Príncipes Negros, Lanzarocas e Sparky.
- Splash: Tipo de dano que consiste em atacar um alvo e o ambiente.
T
- Tanque: tanque. Tropa que é utilizada, principalmente, para desviar ataques inimigos. Tem muita vida para resistir a tais ataques. Entre os tanques do Clash Royale estão o Gigante, P.E.K.K.A, Lava Hound, Golem e o Gigante Real.
- Tank-and-spank: Técnica de implantação. Consiste em primeiro lançar os tanques para depois atacar as tropas inimigas quando estão distraídas.
- Tank-Beatdown: Deck composto por grandes tanques apoiados por cartas destruidoras de torres. Geralmente inclui o Gigante e a Bruxa.
- Tech: técnica, do inglês “technique”.
- Tempo-Burn: É um baralho formado por cartas rápidas que permitem um ataque constante. Inclui cartas como o Mineiro.
- Threat-Beatdown: baralho que possui cartas capazes de destruir torres em apenas alguns segundos. A ideia é que eles não podem ser ignorados e significarão um grande gasto de elixir por parte do oponente. Encontramos combinações como Gilonn (Gigante e Balão Bombástico), bem como P.E.K.K.A e três Mosqueteiras.
- Tilt: Estado em que o jogador tem uma grande sequência de derrotas em combate. Geralmente é limpo após um descanso ou após tentar novos baralhos e combinações.
- Tour: torneio, do inglês “tournament”.
- Torneio: torneio, mais coloquial.
- Tóxico: Tóxico. Um termo usado para descrever jogadores e comunidades de jogadores que geralmente são hostis, passivo-agressivos ou tiram vantagem de novatos. Pessoas que adicionam negatividade à comunidade Clash Royale, em resumo.
- Triplo lendário: Deck que usa três cartas lendárias, como Princesa, Mago de Gelo ou Mineiro.
V
- Valk: referindo-se à carta Valquíria.
- Value pack: Value pack. Oferta que é apresentada na loja do jogo e que oferece cartas de alto valor em relação ao dinheiro real que é pedido em troca.
C
- Monstro Wi-Fi: o monstro WiFi. Símbolo que aparece quando um jogador tem uma conexão ruim com a Internet. Visão negativa deste indicador, pois geralmente significa a derrota do jogador que o sofre.
- Condição de vitória: Vencedor. Carta ou combinação cuja missão é ganhar jogos.
- Vencer negociação: Esta é uma prática ruim dentro do Clash Royale. Nele, os jogadores mais experientes e com posição mais alta no ranking acertam lutas para melhorar sua posição. Eles geralmente são realizados por jogadores sem clã que competem contra outros que geralmente estão no mesmo clã.
- Wiz: referência à carta do Mago, do inglês “Wizard”.
- Wp: bem jogado. Expressão de prazer após uma luta ou uma técnica. Do inglês “bem jogado”.
Z
- Zap: referência à carta Descarga.
- Zap-bait: decks criados para deixar o adversário desesperado. Consiste no uso de cartas como Princesa, Mineiro, Exército de Esqueletos, Espíritos de Gelo, Descarga, Baú e Torre Inferno. A implantação dessas unidades é rápida graças ao seu baixo custo de elixir. E embora possam ser bloqueados com um simples zap, o número e o cerco aumentam. Um deck muito rápido e dinâmico.
Não hesite em nos perguntar qualquer novo termo ou expressão neste Dicionário Clash Royale. Nós estaremos adicionando tudo o que aprendemos a este artigo para mantê-lo atualizado. Lembre-se que você tem nossas redes sociais (Facebook, Twitter ou mesmo YouTube) abertas para qualquer comentário. Há também nossa seção de comentários abaixo.