Aprenda a distinguir notícias falsas graças a um manual do Facebook
Índice:
Facebook quer que você pare de compartilhar notícias falsas. Tão claro e direto. E não só o Facebook está interessado, mas o bem comum. Vivemos em uma era em que temos um tremendo poder com o clique de um botão. Um poder que nem mesmo a mídia tinha há apenas duas décadas. Compartilhar uma notícia, em um segundo, para centenas de pessoas, e estas, por sua vez, para outras centenas, e assim por diante até que milhares a tenham lido, é um claro sinal dos tempos.
Como saber se uma notícia é falsa?
Em atualizações futuras, e como uma nova medida contra rumores, calúnias e notícias falsas, Facebook incluirá um guia em nosso mural para detectar esse tipo de material informativo prejudicial. Este 'manual' aparecerá no topo do nosso feed de notícias, assim como acontece quando há alguma notícia importante ou uma festa especial.
Segundo o blog do Facebook, em breve esse guia aparecerá nas contas de usuários da rede social em até 14 países ao redor do mundo, embora não especifique quais. Este guia foi elaborado em conjunto com uma organização sem fins lucrativos, especializada no gerenciamento de informações online chamada First Draft. Nela, o leitor é convidado a pensar criticamente sobre o artigo, verificar se está assinado e por quem, bem como a fonte de onde foi retirado.
Graças a este guia, o Facebook tentará fazer com que os usuários levem o compartilhamento de notícias um pouco mais a sério. Um gesto que acreditamos ser inocente, mas que pode convidar à disseminação de crenças e fatos que, mesmo que posteriormente negados, causam danos tremendos É de todos responsabilidade de manter nosso muro limpo de notícias falsas ou antigas que geram confusão. É por isso que este guia vem para cobrir uma lacuna necessária. Esperamos apenas que os usuários levem isso em consideração e comecem a trabalhar.
