Índice:
O sistema de localização em telefones celulares tornou-se um elemento essencial para viajantes e caminhantes, tornando obsoletas as máquinas GPS tradicionais. Um dos programas mais conhecidos para nos guiar por calçadas e estradas é o Google Maps.
No entanto, os usuários do iPhone têm o aplicativo Maps integrado. Então eles têm uma escolha. Mas, qual é a melhor opção? A partir desta redação, vamos oferecer uma comparação dos dois serviços para ver qual é o mais completo.
Apple Maps
Ao entrarmos no aplicativo para iPhone, encontramos uma interface simples com um mapa mostrando nossa localização. Abaixo, uma persiana invertida com uma barra de endereços e abaixo dela, nossas últimas visitas Se abaixarmos a persiana até o fim, chegaremos a um ícone de um heart, que nos permitirá ir aos nossos sites favoritos.
Configurações
No canto superior direito temos um ícone circular com a letra i. Marcando-o, iremos para as Configurações. Por um lado, podemos selecionar o tipo de mapa que queremos ver: mapa de ruas sozinho, com transporte público ou satélite Além disso, temos a opção de adicionando se queremos que o estado do tráfego seja marcado.
Então podemos escolher se queremos adicionar um local ao Maps.Em primeiro lugar, eles nos dão a opção de informar a Apple sobre uma empresa ou uma rua que não vemos disponível no aplicativo Seremos solicitados para localizar o local no mapa, e depois devemos adicionar o nome e o tipo de empresa. Dessa forma, participamos ajudando o aplicativo a refletir melhor a realidade do ambiente.
A outra opção é interna. Permite selecionar locais que consideramos como Casa ou Trabalho Não precisa ser um único endereço, pode ser vários. Depois de selecioná-los, o Maps sempre nos oferecerá um link direto para saber quanto tempo estamos longe de casa.
Jornada
Quando selecionamos uma direção para viajar, temos a opção de escolher se queremos ir de carro, a pé, de transporte público ou até mesmo de táxi compartilhadoNa prática, apenas as opções de carro ou a pé funcionam bem. A empresa de transporte público costuma informar que “não há rotas de transporte público entre esses locais disponíveis no Maps”. Isso acontece mesmo se marcarmos que nosso destino é uma estação de trem. Por outro lado, se marcarmos a opção Táxi Compartilhado, o app nos encaminha para outro app, o Mytaxi.
Se quisermos recordar determinados locais para o futuro, ao marcarmos a morada podemos associá-la a um contacto específico, ou adicione-o aos favoritos, para poder encontrá-lo no menu inicial. Essas opções são bastante úteis.
Google Maps
Baixamos agora o app da competição, para ver as diferenças. Inicialmente, temos acesso ao mapa onde aparece nossa localização. Já nesse menu inicial podemos acessar, a partir do botão no canto superior direito, a visão simples do mapa, a visão de satélite ou com relevoTambém nesse mesmo menu podemos visualizar as linhas de transporte público, ativar avisos de trânsito ou ciclovias.
Na zona inferior temos um botão para marcar se queremos que o Google Maps recomende um local para comer, petiscar ou beber próximo do local onde estamos.
Um detalhe: no Apple Maps, para selecionar um endereço, temos que digitá-lo. Se quisermos ditar pelo microfone, devemos passar pelo Siri. No Google Maps, porém, podemos usar o microfone da própria barra de endereços.
Configurações
Se pressionarmos o botão com três linhas à esquerda da barra de endereço, aparecerá um menu lateral com uma grande variedade de opções. O primeiro é Seus sites.En esa opción podemos establecer cuál o cuales son las direcciones que consideramos Casa o Trabajo También podemos establecer una serie de sitios favoritos, lugares destacados o que queramos visitar, para tenerlos a mão. Não há limite para esses sites.
Outra opção é verificar nossas contribuições. Cada revisão ou foto de sites que fizemos de nossa conta aparecerá lá. Também podemos ativar o Compartilhamento de localização, que permite que outros usuários saibam onde você está em tempo real.
No entanto, uma das opções mais interessantes são as Zonas Offline. Se houver uma área que visitamos regularmente e queremos consultá-la sem afetar nossa conexão de dados, podemos baixá-la.
Assim, futuramente poderemos nos movimentar por aquela área sem ter os dados conectados. Cuidado, você não pode baixar toda a Espanha, você só tem um limite de 60 MB, que ocupa mais ou menos uma cidade.Também é perfeito quando vamos viajar, situação em que nos interessa preservar ao máximo nossos dados.
Jornada
Quando queremos selecionar uma morada para lá ir, o Google Maps dá-nos várias opções. Apresenta-nos a vista da rua para que possamos confirmar que é o local, por um lado. Por defeito dá-nos a duração da viagem de carro, mas marcando o ícone podemos escolher se queremos ir assim, de comboio, a pé, de táxi ou de bicicleta.
Neste caso,uma opção de transporte público funciona perfeitamente, nos dando a melhor combinação de trem e metrô. Se selecionarmos a opção de táxi, aparecem os preços aproximados da viagem em Mytaxi e Cabify, bem como o tempo médio de espera até a chegada do carro. Se nos interessar por alguma dessas opções, marcamos a opção aberta, e aí, sim, nos leva ao app de cada empresa ou a uma página de download.
Por fim, se selecionarmos o botão de três pontos na barra de endereço antes de começar a viagem, podemos escolher as opções de rota. Lá podemos tomar decisões para tornar nossa jornada mais rápida no futuro. Se escolhemos o transporte público, podemos marcar qual transporte preferimos e se queremos uma rota mais rápida ou com menos baldeações. Se formos de carro, podemos selecionar se preferimos evitar autoestradas, portagens e ferries Depois de tudo isto, estaremos prontos para ir para o nosso destino.
Conclusão
Nossa impressão é que Google Maps é um aplicativo mais completo que o Apple Maps Além de ter mais opções para escolher e personalizar a navegação e a jornada, mas é mais intuitivo. No app da Apple, temos que dar muitas voltas para chegar aos lugares visíveis no Google Maps.Além disso, a possibilidade de baixar zonas ou escolher nossas preferências de viagem são opções que não estão contempladas no Apple Maps, e isso faz a diferença. Nesta comparação, a vitória vai para o Google.