Índice:
Usuários da velha escola (leia-se: não-millennials) ainda estão usando o antigo sistema de computador para baixar e armazenar seu conteúdo favoritoSe são músicas, fotos, séries ou filmes. E é que, embora o streaming tenha chegado a todas as plataformas na forma de aplicativos, ainda há quem prefira os métodos antigos.
Dedicamos a eles este artigo, no qual explicamos passo a passo como criar um streaming diretamente do PC para o tablet ou celularUm sistema especialmente útil para evitar a transferência de conteúdos para além do PC. Não são necessários cabos nem tempo para enviar o conteúdo. Basta uma boa rede Wi-Fi para conectar todos os dispositivos dos quais você deseja ter acesso a esse conteúdo. Mas a melhor parte é que este sistema é totalmente gratuito.
Transforme seu PC em um servidor
A primeira coisa a fazer é criar um servidor de conteúdo de mídia. Em outras palavras, transformar o computador para transformá-lo em um receptor conectado à rede Wi-Fi da qual outros dispositivos possam beber Dessa forma, ele funcionaria como um disco rígido local. Assim, tudo o que nele está guardado está disponível através do link que explicamos na secção seguinte.
Para transformar seu PC em um servidor multimídia, você só precisa de um programa gratuito chamado Plex.Faz parte de um sistema maior capaz de servir como um link entre um computador e dispositivos portáteis. No entanto, este serviço de conexão adicional requer o pagamento de uma taxa. Para evitar isso, usaremos suas virtudes apenas como servidor.
Acessamos a página de download do Plex e obtemos o programa Plex Media Server. Ele pode ser baixado para PCs com Windows ou para Mac. Existe até uma versão para dispositivos Linux. Escolhemos a versão e baixamos.
A instalação é fácil e totalmente guiada. Basta clicar no botão Instalar, aceitar as permissões e aguardar alguns minutos enquanto o processo é concluído. No final, uma aba do navegador da web abre automaticamente para fazer login no sistema Plex. Se não tivermos uma conta de usuário, teremos que nos registrar no sistema.
O próximo passo é configurar este servidor. Para fazer isso, é possível estabelecer um nome reconhecível Então você terá que ordenar o conteúdo. Plex se encarrega de detectá-los, mas cada usuário pode escolher as categorias para manter tudo em ordem. Você só precisa adicionar Filmes ou qualquer outro assunto que queira curtir no seu celular ou tablet, mesmo que esteja hospedado no seu computador.
Com tudo organizado é possível visualizar o acervo de conteúdos de forma clara e ordenada. Quase como se fosse um Netflix, mas com os vídeosvídeos, fotos, filmes e músicas do computador É hora de criar o link com o celular e o Tábua.
Transmita do seu celular ou tablet
Agora só f alta criar o link a partir do dispositivo móvel.O responsável por isso é o aplicativo BubbleUPnP, gratuito e disponível para a plataforma Android. Sua maior virtude é a simplicidade, que permite conectar o celular ao servidor criado praticamente sem nenhum tipo de configuração. Tudo o que você precisa fazer é baixá-lo e instalá-lo. E, claro, mantenha todos os dispositivos (computador e celular ou tablet) conectados à mesma rede de internet. A propósito, é necessário que o computador fique ligado durante a transmissão, caso contrário o link será cortado.
No aplicativo, basta exibir o menu lateral e procurar o Local e Nuvem seção . Aqui encontraremos a referência ao computador. Seja pelo nome atribuído ao servidor, seja pela referência ao nome Plex Server Media.
Nesta seção estão os menus e seções criadas no Plex. E o que é mais importante: o conteúdo. Assim, basta navegar pela pasta desejada e escolher o vídeo, música ou foto que deseja reproduzir em seu celular ou tablet.
Claro, você pode precisar de um aplicativo extra como reprodutor de conteúdo. Em nossos testes, o aplicativo padrão do terminal foi usado para abrir e exibir arquivos MP4. No entanto, é recomendável usar o VLC, capaz de reproduzir qualquer vídeo ou codec de som sem suar a camisa. É um aplicativo gratuito na Google Play Store.