Como transformar seu celular Android em um SNES portátil
Índice:
Se olharmos para trás e compararmos os jogos de hoje com os de antigamente, a evolução é espantosa. Além disso, nos acostumamos a jogar em qualquer lugar de nossos celulares, cada vez mais capazes de rodar títulos mais elaborados. Mas também é possível curtir jogos retrô, caso a nostalgia te invada.
Você se lembra de consoles tão emblemáticos quanto o Super Nintendo? Nascido em 1990, o SNES de 16 bits (seu nome mais conhecido) deu muitas horas de diversão aos jogadores do passado.É possível reviver essa época instalando emuladores em nossos dispositivos Android.
O que é um emulador?
Primeiras coisas primeiro. É um tipo de software capaz de executar programas, no caso videogames, em um dispositivo para o qual não foram desenvolvidos. Como o próprio nome indica, sua função é emular uma plataforma em outra.
Existem emuladores de todos os tipos e para diferentes plataformas. Do computador para o smartphone. Por exemplo, podemos reutilizar apps e jogos de 1984 com este emulador de Mac.
Mas, sem dúvida, o sistema Android é o grande amigo dos emuladores, pois encontramos uma variedade bastante ampla. Existem pagos, mas veremos os que estão disponíveis grátis no Google Play.
Snes9x EX+
Um peso pesado no catálogo de emuladores para Android.Há muito tempo é considerado o melhor para jogar títulos SNES. O Snes9x EX+ é de código aberto e eles estão atualizando-o para ser compatível especialmente com os terminais que estão envelhecendo.
Uma característica muito interessante deste emulador é que ele permite conectar periféricos como a arma Super Scope do SNES, também como controladores compatíveis via Bluetooth. Graças a isso, a jogabilidade melhora e a sensação de usar o antigo console Nintendo é ainda mais real.
Destaca entre suas características a possibilidade de poder salvar nossos jogos a qualquer momento, algo que é apreciado se, por exemplo, estamos jogando e temos que sair do celular. Resumindo, é o melhor emulador se queremos um focado no Super Nintendo.
RetroArch
Um veterano do setor e talvez o mais completo Desde o início conseguiu colocar os jogadores no bolso graças à ampla gama de consoles que permite emular. Um detalhe interessante é que se conectarmos um control ao nosso dispositivo, ele o detecta e configura automaticamente.
Embora sua interface não seja muito intuitiva e demore um pouco para se acostumar, é o único emulador que se diz “tudo em um” Em outras palavras, com RetroArch podemos rodar títulos de todos os tipos de consoles, incluindo SNES. Mas se quisermos jogar títulos de PlayStation, por exemplo, também é possível.
Funciona com modules, então basta baixar o kernel da plataforma desejada. Para isso, o próprio aplicativo possui uma seção específica para escolher o coração do time que queremos imitar.É talvez a melhor opção gratuita se você quiser ter muitos consoles em seu smartphone.
SuperRetro16
Este emulador é muito popular pelas opções que oferece. Possui uma versão paga, mas também gratuita, chamada SuperRetro16 Lite. Segundo seus criadores, apresenta jogabilidade muito rápida, além de possuir um Modo Turbo que avança os títulos.
Basta baixar as ROMs (jogos) e o emulador vasculha a memória do smartphone para encontrá-los. Em comparação com os outros, aqui vemos uma interface intuitiva e muito fácil de entender. Na verdade, vemos na tela uma recriação do lendário controle do SNES.
Entre suas funcionalidades, destaca-se o suporte a controles externos, um modo multijogador via WiFi ou Bluetooth, um editor de controles echeat codesUm ponto a favor é que seus desenvolvedores o atualizam frequentemente para melhorá-lo e corrigir bugs, oferecendo suporte aos usuários.
SNESDroid
Outro veterano. Este emulador é capaz de executar todos os jogos do Super Nintendo em qualquer dispositivo Android. SNESDroid tem as funções típicas desse tipo de app, como configurar os controles na tela e salvar jogos a todo momento.
Como os outros, é compatível com periféricos e permite modificar as opções gráficas para melhorar o desempenho. Simplesmente temos que adicionar o jogo em formato compactado (zip) na pasta correspondente para que apareça na lista de ROMs. Basta clicar no título desejado e começar a jogar.
Graças a esses emuladores, você pode passar horas relembrando a era de ouro dos videogames. Quando 16 bits eram mais que suficientes para nos manter grudados na tela. De que jogo de Super Nintendo você sente f alta?
