Índice:
Com a chegada do Android 7.1, o Google introduziu uma série de novos recursos, alguns dos quais ainda hoje estão ocultos. Os caras do XDA Developers encontraram um deles e começaram a investigar como ele funciona. Este é um modo de detecção de pânico que nos ajudaria a sair rapidamente de um aplicativo malicioso para retornar à tela inicial sem problemas. A ideia desse modo é que ele rastreasse o número de vezes que clicamos no botão Voltar.Se o sistema descobrir que foi pressionado várias vezes em um curto período de tempo, encerrará o aplicativo e retornará à tela inicial.
A função do modo de pânico permitiria que você voltasse para a tela inicial,mesmo que o aplicativo malicioso bloqueasse o botão Voltar. A detecção dependeria da velocidade. Ele seria ativado pressionando quatro vezes em menos de três segundos, permitindo retornar à tela principal. Uma vez lá, poderíamos eliminar esse aplicativo malicioso. A verdade é que este modo muito interessante está implementado no código do Android. No entanto, não está ativado e, salvo algumas ROMs que conseguiram aproveitá-lo, é normal que não tenhamos essa função em nosso terminal.
Um botão de pânico para malware
A grande questão é: depois de instalar um aplicativo malicioso, como impedir que o botão Voltar funcione? Basicamente, obter permissões de acesso que permitem que os aplicativos sobrescrevam uns aos outros, bloqueando de volta à área de trabalho principal. Essa função, portanto, pode ajudar nos momentos em que o usuário fica sem saber como reagir.
O ponto negativo, como dizemos, é que não está acessível por enquanto para usuários que possuem Android 7.1, que são poucos. De acordo com os dados mais recentes, apenas um em cada dez usuários tem Android 7.1 em seu terminal. O problema é que quando esta versão atinge um maior número de pessoas, é muito provavelmente os cibercriminosos já descobriram como burlar esse “botão de pânico” do Android.
