Índice:
Imagens animadas ou GIFs tomaram conta da Internet. Embora não seja exatamente um novo tipo de arquivo, sua utilidade foi sistematicamente testada. Eles fizeram isso com a web algumas décadas atrás. Eles também são usados cada vez mais regularmente em aplicativos como WhatsApp e Telegram. E, claro, as redes sociais não são estranhas. Embora o Facebook permita postagens, agora existe uma maneira de criar seus próprios GIFs a partir do aplicativo móvel.
Claro, no momento parece que a função está chegando em etapas. Por enquanto, alguns usuários do iPhone podem encontrar o recurso entre as novas histórias do Facebook. É questão de tempo até que a função chegue aos celulares Android e vejamos como as animações protagonizadas por nossos amigos conquistam o Facebook.
Como criar seus próprios GIFs
A operação é muito simples. E é assim que as etapas do próprio Facebook Stories são seguidas. A primeira coisa é acessar a câmera do Facebook a partir do ícone na parede principal do aplicativo. Outra opção é deslizar da esquerda para a direita na tela inicial.
A partir das últimas versões do Facebook, e atualmente apenas no iPhone, surge uma nova forma de fotografar. Até o momento havia apenas a foto normal e a direta. O GIF é a novidade neste caso, então basta deslizar o dedo ou clicar na palavra para acessar este modo de disparo.
Este é um vídeo curto ou uma rápida sucessão de imagens. Algo como um Boomerang, para os apreciadores do Instagram. Desta forma, uma animação de alguns segundos é gerada para destacar um movimento, um gesto, uma situação rápida ou uma reação. Algo que repete várias vezes para adicionar mais diversão e drama à cena.
O resultado acaba sendo adicionado aos stories do Facebook como qualquer outro conteúdo quando é publicado. Claro, ele também pode ser baixado diretamente para o terminal ou ser compartilhado como uma postagem regular na parede.
GIFs repletos de efeitos
Claro que o Facebook não se esqueceu da compatibilidade com o grande número de efeitos, máscaras e filtros que esta função já possui .E é que o Facebook Stories pode contar com conteúdo extra para dar dinamismo e diversão ao conteúdo, e tudo isso pode ser aplicado diretamente aos GIFs.
Você pode fazer isso antes, se quiser selecionar máscaras para aplicar diretamente no rosto. Assim, você pode escolher cenas com máscaras e gravar uma selfie GIF com uma reação. Ou faça isso depois para aplicar diferentes filtros de cena ou efeitos ao resultado final. Algo que pode ajudar a incentivar a criatividade do usuário e melhorar o conteúdo resultante.
Facebook no iOS agora permite que você crie seus próprios GIFs pic.twitter.com/UpJANRfCfG
- Matt Navarra âï¸ (@MattNavarra) 14 de julho de 2017
Basta mover-se pela barra inferior de efeitos, selecionando o que deseja antes de gravar ou antes de publicar. Não se esqueça que você também tem ferramentas de desenho para escrever ou rabiscar à mão livreE você também pode aplicar texto diretamente sobre a animação. Afinal, o Facebook oferece todas as ferramentas para que apenas a sua criatividade seja o limite.
Apenas para iPhone no momento
Como dizemos, parece que o Facebook ainda está aprimorando esse recurso. Portanto, apenas alguns usuários do iPhone começaram a aproveitá-lo. No entanto, e como habitualmente, é uma questão de tempo até que se estenda às restantes plataformas. Claro, sem um anúncio oficial, é difícil adivinhar se esse processo levará dias ou semanas
Facebook tem um claro compromisso com os GIFs. Tem sido perceptível desde algumas semanas atrás, acrescentou a possibilidade de responder às publicações e até mesmo comentários com eles. Algo que dá muito mais dinamismo e diversão às publicações, posts e conteúdos da rede social.