Google Play Store deixará de exibir aplicativos de baixa qualidade
Índice:
- Penalidades para aplicativos ruins na Google Play Store
- O que faz o novo algoritmo da Google Play Store?
Hoje em dia quase nos esquecemos que os telemóveis também servem para fazer chamadas. E é que, desde que se tornaram inteligentes, os usamos para inúmeras tarefas. Embora os smartphones tenham cada vez melhores funcionalidades, a verdade é que os não são nada se não tiverem aplicações instaladas É por isso que o catálogo da Google Play Store e da App Store está crescendo vertiginosamente.
Não há dúvida de que a variedade é enorme, mas nem todos os aplicativos são confiáveis, como você certamente já deve ter notado em alguma ocasião . Existem muitos exemplos de malware que infectaram milhões de dispositivos por meio da Google Play Store. É por isso que a empresa vem trabalhando para melhorar há algum tempo. E que os usuários possam confiar mais em sua loja.
Penalidades para aplicativos ruins na Google Play Store
Na Google Play Store há um grande número de títulos. Ao não realizar uma triagem adequada, encontramos muitos apps de qualidade duvidosa. São aqueles que apresentam funcionamento instável por apresentarem muitas falhas. Mas deixe-os tremer, porque Google atingiu a mesa com o novo algoritmo que implementou em sua loja de aplicativos.
Conforme anunciado hoje em seu blog para desenvolvedores Android, os aplicativos que demonstrarem desempenho com bugs serão penalizados.A “punição” consiste em um rebaixamento nos resultados da pesquisa, para tornar muito mais difícil alcançá-los. Obviamente, esta medida não impedirá que aplicativos ruins estejam presentes na Google Play Store. Mas pelo menos é um começo.
Não é algo que o Google implementou de uma só vez. Ele vem testando esse novo algoritmo há algum tempo para garantir seus bons resultados. Conforme confirmado pela própria empresa, houve um aumento de downloads de aplicativos de boa qualidade Além disso, eles detectaram uma diminuição no número de desinstalações, o que indica que algo melhorou.
O que faz o novo algoritmo da Google Play Store?
A principal missão deste algoritmo é detectar aplicativos com defeito e que consomem muita bateria para que possam ser removidos a partir dos resultados da pesquisa. A maneira como ele faz isso é por meio de avaliações de cada aplicativo, com foco principalmente na qualidade de seu desempenho e no feedback do usuário.Dependendo do resultado obtido, cada aplicativo é penalizado ou premiado na posição que obtém na lista.
É assim que o Google pretende que sua loja virtual ofereça um catálogo de melhor qualidade, mas também dá um chamada para desenvolvedores para que eles cuide mais de suas criações. Agora eles são forçados a atualizar seus aplicativos. E não apenas para adicionar novos recursos, mas também para corrigir bugs e melhorar a funcionalidade.
Apenas alguns dias atrás, descobrimos quais são os aplicativos mais baixados na Google Play Store, e nenhum deles é precisamente de pequenos desenvolvedores. É verdade que o facto de qualquer pessoa poder colocar a sua app na loja Google é um incentivo Porque quem se atreve a criar software para Android não se depara com o barreiras que a Apple coloca para desenvolvedores iOS.
Mas isso não quer dizer que a quantidade deva prevalecer sobre a qualidade, pois no final o usuário cansa de instalar aplicativos instáveis que até tornam você quer deixar um comentário para reclamar e pontuar o mais baixo possível.
Portanto, esse movimento da empresa de Mountain View também serve para reconquistar a confiança dos usuários Porque todos nós já nos deparamos algum tempo com software horrível. Aquele que dura em nosso smartphone o tempo que levamos para perceber que a instalação foi um erro.
