Por que um novo ícone do WhatsApp apareceu no meu perfil do Facebook?
Índice:
- Acesso direto
- Até onde vai essa integração?
- O enigma da monetização do WhatsApp
- O oligopólio das redes sociais
Quando o Facebook comprou o WhatsApp, muitos usuários gritaram alto. Eles suspeitavam que uma empresa tão forte quanto a de Matt Zuckerberg cruzaria dados com o serviço de mensagens verde Apesar da intervenção europeia, que levou a multas, nada impediu o processo de sincronização de ambos os aplicativos.
Agora acabamos de ver uma nova amostra dessa integração. Assim como aconteceu com o Instagram, agora podemos acessar o WhatsApp com um link direto do nosso perfil no Facebook. Por enquanto, só acontece na versão mobile.
Acesso direto
Quando entramos no menu inicial do Facebook para Android, até agora encontramos acesso ao nosso perfil, às nossas páginas e também ao nosso perfil no Instagram, com o número de amigos que temos disponíveis. Agora, além disso, temos um botão do WhatsApp, no qual não aparece (ainda) nosso nome, avatar ou status, apenas o ícone verde.
Na versão para iPhone ainda não ocorreu essa sincronização, mas é questão de tempo. Na verdade, o próprio ícone do Instagram aparece como uma opção dentro da seção Explorar, mas ainda não conta como mais um perfil para escolher. Como dizemos, não reclame a vitória se você tiver um iPhone, a mudança virá da mesma forma.
Até onde vai essa integração?
Gostemos ou não, o Facebook é dono do WhatsApp. Isso significa que pouco vai continuar dando passos para aprofundar essa sincronização. Ter um botão para entrar no WhatsApp é só o começo Se tivermos que fazer hipóteses, um próximo passo seria compartilhar os álbuns de fotos e vídeos de ambos os serviços , assim como os Estados. Não seria absurdo pensar que nossos perfis de WhatsApp e Facebook se fundiriam em um só, como já acontece com o Instagram (embora, convenhamos, ainda não seja obrigatório).
O enigma da monetização do WhatsApp
O que a empresa de Matt Zuckerberg ainda não fez é ganhar dinheiro com o próprio serviço WhatsApp. No Instagram, por exemplo, podemos promover conteúdo para alcançar mais usuários, se tivermos um perfil comercial vinculado ao Facebook.
Como eu poderia fazer o mesmo com o WhatsApp? As possibilidades parecem limitadas, pois é um serviço altamente privado, focado em uma rede de contatos muito específica que é a lista telefônicaComo podemos ver, a máquina do Facebook está em movimento, então talvez possamos responder a essa pergunta antes do que pensamos.
O oligopólio das redes sociais
Facebook já tem 2.000 milhões de usuários ativos, enquanto o WhatsApp segue como a segunda rede mais utilizada, com 1.200 milhões. Uma competição inexistente que só deixa claro o domínio absoluto do grande F no mundo das redes sociais
SSomente o Google ameaça a hegemonia, e obviamente não é por causa do Google+, mas por causa do YouTube, a biblioteca de jornais da Internet. Resta saber por quanto tempo, já que o pessoal de Zuckerberg está testando o Watch, sistema que busca atrair tráfego de vídeos para o Facebook.
Longe está o Twitter, estagnado em 320 milhões de usuários, ou o Snapchat, a grande esperança das redes que foi engolfada pelo Instagram Stories.A rede amarela do fantasma tem que se contentar com "miseráveis" 150 milhões de usuários. A verdade é que, sem perceber, o corporativismo chegou na internet, e pretende ficar Espere para ver.
