Índice:
- Detecção precoce do câncer de pâncreas por meio de um aplicativo
- Um teste inofensivo que não causa desconforto
O câncer é uma das grandes pandemias do nosso século. Sem ir mais longe, na Espanha já superamos a previsão de casos de câncer para 2020. Sociedade Espanhola de Oncologia Médica.
A incidência de câncer de pâncreas não é das mais altas. No entanto, e apesar de estar na oitava posição em frequência, este foi a terceira principal causa de mortalidade por câncer em 2015.A taxa de sobrevivência é muito baixa. Tanto que apenas 9% dos pacientes afetados sobrevivem nos cinco anos seguintes. É por isso que a detecção precoce é tão importante.
Agora acaba de ser publicada uma notícia referente a um aplicativo muito especial. Um aplicativo que seria capaz de detectar se temos câncer de pâncreas olhando nossos olhos, de acordo com a mídia Engadget.
Detecção precoce do câncer de pâncreas por meio de um aplicativo
O problema desse tipo de câncer, o câncer de pâncreas, é que quando os pacientes apresentam os primeiros sintomas, a doença já está em um estágio muito avançado. Às vezes irreversível.
Pesquisadores da Universidade de Washington acabam de encontrar uma maneira que a princípio parece bastante simples e precisa para detectar esse tipo de câncer.
É um aplicativo chamado BiliScreen, que funciona através da câmera do celular Para atingir seu objetivo, utiliza diferentes algoritmos para visão computacional, capaz de detectar os níveis da bilirrubina química através do branco dos olhos de uma pessoa.
Esses cientistas dizem que em casos de câncer de pâncreas, o nível de bilirrubina aumenta galopando. Para que no final, os brancos de os olhos ficam amarelos. Quando esse tom já está bem evidente é porque o câncer já está em um estado muito avançado.
Deve-se levar em consideração, no entanto, que isso também acontece quando uma pessoa está doente com hepatite. Seja como for, o que torna este aplicativo especial é que ele é capaz de detectar níveis muito baixos de bilirrubina no branco dos olhos. Dessa forma, O BiliScreen pode ser eficaz para avaliar se o nível de bilirrubina é alto o suficiente para ser uma doença.
Um teste inofensivo que não causa desconforto
O teste é inofensivo. Não causa desconforto e pode ser feito em qualquer pessoa. Na verdade, é mais barato e menos caro que um exame de sangue Que é o primeiro exame, entre outros, que costuma ser feito quando se suspeita dos próprios sintomas câncer de pâncreas.
A análise através deste aplicativo, de fato, poderia ser realizada mesmo antes da manifestação da doença. E dado o quão barato é fazer, poderia ser iniciado como um programa preventivo. Tudo será visto.
O aplicativo deve ser utilizado através de uma caixa especial que bloqueia a luz ambiente e copos de papel com quadrados coloridos.Seus criadores indicam que o BillScreen conseguiu identificar até 90% da precisão de um exame de sangue quando se trata de identificar os níveis de bilirrubina de 70 pessoas. Os mesmos que participaram deste estudo clínico.
Agora eles estão trabalhando para garantir que o aplicativo funcione sem acessórios e será apresentado na Ubicomp 2017 em setembro.
Jim Taylor, um dos pesquisadores do projeto, faz a mesma observação. “O câncer de pâncreas é uma doença terrível – em muitos casos fatal – se não for diagnosticado precocemente“. O problema com este câncer específico reside no fato de que ele não apresenta sintomas até que já esteja muito avançado.
O objetivo da equipe, diz ele, é garantir que mais pessoas tenham a sorte de serem diagnosticadas a tempo Pegue o câncer mais cedo O fato de ter se espalhado completamente ou mesmo para outros órgãos é essencial para poder se submeter à cirurgia.E sobreviva por mais tempo.