Índice:
Por algum tempo não é necessário ter uma conexão com a Internet para enviar mensagens para nossos amigos e familiares. E não, isso não é um truque de mágica barato, mas pura tecnologia. Algo que ajudou a espalhar informações já na Primavera Árabe ou nas manifestações de Hong Kong por volta de 2013 e 2014 sem a necessidade de redes wi-fi. Tudo isso graças ao aplicativo FireChat, que mais uma vez aparece entre as ferramentas mais baixadas do Google Play.
Este é um aplicativo de mensagens muito peculiar. E é que tem redes próprias para enviar mensagens entre usuários O curioso é que essas redes não são da Internet, mas são as conexões do próprio usuários que usam o aplicativo. Desta forma não é necessário ter acesso à Internet, apenas estar próximo das pessoas que utilizam esta aplicação e que transmitem mensagens de forma privada umas para as outras. A propósito, é um aplicativo gratuito para Android e iPhone.
Sem conexão com a internet
FireChat desenvolve todo o seu valor através de uma plataforma própria. Ele não usa as redes e nós da Internet, mas cria sua própria rede mesh a partir dos celulares nos quais está instalado. Em outras palavras, graças à conectividade WiFi e Bluetooth é capaz de transmitir uma mensagem para outro usuário sem consumir dados de qualquer tipo.Obviamente, os usuários precisam estar próximos uns dos outros. A uma distância máxima de cerca de 60 metros, que é a área de influência destas ligações.
A chave é que quanto mais usuários usarem o FireChat, mais ampla será a rede deste aplicativo. E mais rápido as mensagens chegarão. Assim, é possível enviar uma mensagem para pessoas que estão longe. Fora da cidade. A única coisa a fazer é garantir que o remetente e o destinatário acabem ligados ou próximos de intermediários que constantemente encaminham a mensagem ao seu destino. Mesmo quando a rede é intermitente ou o usuário intermediário tem que se deslocar para estar em contato com a rede do destinatário. No fim, de um jeito ou de outro, a mensagem acaba chegando
O bom é que o FireChat pensou grande.Isso significa que não é necessário ter uma conexão com a Internet para enviar uma mensagem para o outro lado do mundo. A mensagem FireChat navega na rede mesh dos usuários até encontrar alguém com conexão com a Internet Assim, a mensagem é enviada de forma segura e privada para outras redes FireChat ao redor do mundo. Sempre procurando o destinatário para alcançar. Seja pela Internet, seja pela intranet criada pelos próprios usuários do FireChat.
Chats públicos e privados
Claro, para enviar essas mensagens é necessário que os usuários de envio e recebimento tenham FireChat. Aplicativos como WhatsApp ou Telegram ficam de fora da equação. O bom é que é um aplicativo bem completo, com alguns acréscimos interessantes para atender as necessidades de outras ferramentas.
Assim, você tem mensagens privadas criptografadas e protegidas.Isso significa que eles viajam de usuário FireChat para usuário até encontrar o destinatário. No entanto, apenas o remetente e o destinatário podem lê-los Mesmo se interceptado, a criptografia protege o conteúdo.
A outra possibilidade é criar grupos abertos e públicos. Uma espécie de fórum ou bate-papo em massa onde você pode convidar outros usuários para compartilhar opiniões e informações. Tudo isso com o mesmo esquema de funcionamento do FireChat. Ou seja, sem a necessidade de uma conexão estável com a Internet para enviar ou receber mensagens.
Múltiplos usos
FireChat surgiu como uma boa ferramenta para comunicação entre amigos em locais onde a conexão com a Internet falha. Eventos como shows onde a conectividade está saturada ou não chega. No entanto, a sua história esteve ligada a inúmeras situações de protesto social.Atualmente é possível encontrar chats abertos onde são relatadas diferentes situações sobre a crise do movimento de independência da Catalunha na Espanha