WeSAVEeat
Índice:
Em 2016, só na Espanha, mais de 7 milhões de toneladas de alimentos foram jogadas fora Isso significa que entre 30% e 50% dos produtos comestíveis que entram em nossa casa são jogados fora uma vez ou outra. Parece, com esses dados na mesa, que compramos por impulso. Que, ao invés de nos atermos exclusivamente às nossas necessidades, cheguemos ao supermercado como um elefante em uma loja de porcelanas. E vamos por capricho, sem levar em conta se depois aquela coisa gostosa que acabamos de comprar não vai parar no lixão.
É, sem dúvida, um problema que deve ser enfrentado. Raiz. E para isso, toda ajuda é válida. Desde a conscientização nas escolas até, por que não, aplicativos móveis. Graças ao elPeriódico soubemos que alguns já tomaram providências. E, no papel, parece uma ótima oportunidade para tomarmos partido. Este é o aplicativo WeSAVEeat. E seu nome é uma declaração de intenções: Economizamos na alimentação seria a tradução mais próxima. E nesses está Eva Jorge.
Eva Jorge, uma catalã de 45 anos que leva não jogar comida fora muito a sério. Tudo começou com um projeto de classe de seu filho. Investigando, eles perceberam que na Catalunha, mais de 35 toneladas de comida são jogadas fora por família por ano. Como eles poderiam aliviar esse problema, mesmo em pequena escala? Criar um aplicativo que permitisse comprar alimentos cujo destino seria o lixo.
WeSAVEcomer, comprar o que os outros não querem
No Norte da Europa já existem aplicações deste estilo. Aplicativos nos quais você pode ir a estabelecimentos onde se preparam alimentos e, por um preço menor, comprar aqueles que iriam parar no lixo. Assim, dois coelhos com uma cajadada só são mortos. Por um lado, as famílias economizam dinheiro; e, por outro, evita-se o desperdício obsceno, em um mundo em que uma em cada 8 pessoas passa fome O aplicativo já pode ser baixado diretamente da loja Play Store aplicativos e, claro, é grátis.
No momento, o aplicativo funciona apenas em Barcelona, embora em breve abram outra 'filial' na capital espanhola. WeSAVEeat funciona assim:
Depois de instalar o aplicativo e abri-lo, vemos uma lista de estabelecimentos de alimentação.Basta rolar para baixo para ver, um por um, tudo o que eles oferecem. Os 'lotes' de comida não são identificados: não se sabe o que você leva para casa. E você deve retirá-lo no momento em que o estabelecimento estiver prestes a fechar. Mas não muito tarde, por volta das 20:30 ou 21:00. Isto significa consumidores poupança até 70% Alimentos no valor de 10 euros que podem ser seus pelo modesto preço de 3. Todos ganhamos: o cliente poupa, o a loja não joga fora e a comida acaba no estômago de quem a tira.
O criador do aplicativo afirma que ainda há muitos estabelecimentos que se recusam a aderir à proposta. Segundo eles, seria 'degradar seu produto'. Ela afirma positivamente que sua atitude acabará por mudar. Nós, no momento, especialmente os moradores de Barcelona, podemos contribuir com seu grão de areia usando este serviço.Nada como economizar dinheiro e, pelo caminho, ajudar o meio ambiente e o problema da fome.
Esperamos que essa bela iniciativa se expanda por todo o território nacional e que esses 35 milhões de toneladas sejam bem menos. Tudo o que pudermos fazer neste caminho é bem-vindo. Então, se você mora em Barcelona, já pode baixar e experimentar o WeSAVEeat.
