Índice:
O mundo dos aplicativos móveis é realmente competitivo. E é que é um mercado muito amplo e diversificado, mas no qual poucos realmente conseguem. Mas como você sabe quais são? Muito fácil, sabendo quais aplicativos são usados no celular. Algo que o Pokémon GO começou a fazer após uma mudança em suas políticas de privacidade. Sim, agora o Pokémon GO está espionando você
E é Niantic, criadores do Pokémon GO, eles decidiram introduzir algumas mudanças recentes nas políticas de privacidade do jogo Estamos falando de um ponto muito específico com o qual eles permitem a coleta de informações do terminal do usuário. A diferença é que, além do sistema operacional, agora eles também podem saber quais outros aplicativos você usa no seu celular.
Novas políticas de privacidade
Niantic tinha Políticas de Privacidade que permaneceram in alteradas desde 21 de dezembro de 2016. No entanto, em 1º de novembro, decidiu introduzir uma alteração. Um bem específico que foca nas informações do dispositivo móvel do usuário Assim, o que em 2016 era a seção “informações enviadas pelo seu dispositivo móvel”, a partir de agora são “informações do seu dispositivo móvel”. Isso é:
Coletamos certas informações sobre seu dispositivo móvel (ou de seu menor autorizado) quando você (ou seu menor autorizado) usa nossos Serviços, como um identificador de dispositivo, configurações de usuário, sistema operacional de seu (ou de seu dispositivo de menor autorizado), informações sobre outros aplicativos instalados em seu dispositivo móvel (ou de seu menor autorizado), bem como informações sobre o uso de nossos Serviços durante o uso do dispositivo móvel.Podemos usar essas informações para fornecer os Serviços e para melhorar e personalizar nossos Serviços para você (ou seu menor autorizado).
O que é notável, como se reflete no sistema de Termos e Condições, criado por Jorge Morell Ramos (@Jorge_Morell no Twitter), anda de mãos dadas com as aplicações. E podemos ver a diferença em relação às políticas de 2016 na frase “informações sobre outros aplicativos instalados em seu dispositivo móvel” Uma referência que não apareceu em 2016 . Mas o que isso significa?
Prática muito comum usada para descobrir qual jogo, aplicativo ou recurso é mais popular e copiá-lo/comprá-lo. Que perguntem ao Facebook
- Jorge Morell Ramos (@Jorge_Morell) 5 de novembro de 2017
Uma prática muito comum
Como explica o advogado Jorge Morell em seu Twitter, essa mudança de política é comum em empresas e serviços de Internet.Seu objetivo, ao que parece, seria descobrir quais aplicativos estão sendo mais usados em todo o mundo. Tudo isso coletando as informações diretamente dos celulares nos quais seus próprios aplicativos estão instalados.
Desta forma, é conhecida uma tendência real sobre quais aplicativos ou jogos são mais instalados e populares. Por que depende de cada empresa. Segundo Morell, o principal motivo residiria em conhecer outros aplicativos importantes e empresas do momento para adquiri-los E é que o Facebook já utiliza essa prática há já faz algum tempo.
Agora, no caso da Niantic a questão é mais duvidosa. Desde tuexperto.com entramos em contato com eles para tentar esclarecer toda essa questão. E isso é Você está procurando adquirir um jogo popular que reduz seu público? Você está procurando seus concorrentes mais diretos? Quer conhecer em detalhes o perfil dos jogadores de Pokémon GO? Essas são questões que não são esclarecidas por suas políticas de privacidade.
Na verdade, como na maioria das políticas de privacidade de diferentes aplicativos, jogos e serviços, toda essa coleta de informações tem um único objetivo declarado: melhorar os serviços oferecidos Ou, de acordo com a Niantic: “Podemos usar essas informações para fornecer os Serviços e para melhorar e personalizar nossos Serviços para você (ou seu menor autorizado)”. Por outro lado, um ponto que não é claro e muito genérico.
Atualizaremos essas informações assim que tivermos detalhes da Niantic.