Índice:
Aviso importante para desenvolvedores de aplicativos Android. O Google acaba de anunciar que vai remover do Google Play os aplicativos que usam a acessibilidade recursos para preencher senhas automaticamente ou executar outras ações comunsE fará isso por motivos de segurança, conforme relatado hoje pelo Android Police.
Até agora, o sistema operacional Android tem sido permissivo a esse respeito. Ele oferecia a certos aplicativos a capacidade de modificar o comportamento de outras funções do sistema, por meio dos chamados “serviços de acessibilidade”.Nesse sentido, tratava-se de permitir que os desenvolvedores criassem aplicativos especificamente voltados para usuários com necessidades especiais.
Apesar disso, a API em questão tem sido utilizada, por alguns desenvolvedores, para diferentes finalidades. Uma delas, campos de texto de preenchimento automático Essa pode ser uma função bastante inocente. Mas a verdade é que para funcionar, e depois de executadas as permissões, a API pode ser utilizada para ler os dados que o usuário insere nos aplicativos. E esse é um risco de segurança óbvio contra o qual o Google está disposto a lutar.
O Google removerá aplicativos por motivos de segurança
Existem algumas aplicações importantes que utilizam esta técnica. Com certeza você já ouviu ou usou em alguma ocasião: LastPass, Tasker, Cerberus e Universal Copy. Se quiserem permanecer na Google Play Store, terão de encontrar uma solução para as suas aplicações. Ou remova as funções que fazem uso dessa possibilidade. Caso contrário, eles serão removidos da Google Store em apenas 30 dias.
Os desenvolvedores desses aplicativos já foram informados pelo Google. Eles são informados de que os únicos aplicativos que podem usar esses serviços de acessibilidade são aqueles que oferecem algum tipo de recurso para ajudar pessoas com deficiência Isso, portanto, excluiria outros recursos muito comuns , como a capacidade de copiar conteúdo para a área de transferência. Para configurar tarefas automáticas ou inserir senhas automaticamente.
Aplicativos que dependem diretamente de serviços de acessibilidade precisarão levar isso muito a sério. E procure soluções para evitar que desapareça da Google Play Store em alguns diasCom todos os danos que isso pode lhes causar.
