Índice:
Hoje saiu a notícia. Mas a verdade é que não é uma nova lei. O ministro das Finanças, Cristóbal Montoro, explicou que todas as compras feitas através de plataformas como eBay, Wallapop ou Vibbo terão de ser declaradas. E os responsáveis devem pagar impostos de 4%.
O chefe da Fazenda indica que isso nada mais é do que uma interpretação da lei que já está em vigor e que contempla esse tipo de situação.É o Imposto sobre Transmissão de Imóveis (ITP) que até agora pagávamos sempre que efetuávamos uma grande venda entre pessoas físicas. Como uma casa ou um carro.
Bom, hoje foi confirmado, porque Montoro assim o indicou, que todas as transações, por menores que sejam, terão que ser declaradas. Isso significa que, por antecipação, você pode ter que recalcular o preço dos produtos que vende E logicamente, leve isso em consideração sempre que fizer a declaração do aluguel.
O que você terá que pagar ao Tesouro para vender no Wallapop?
Não importa o que você quer vender. Todos os bens que vender, por menor valor que tenham, terão de ser declarados à Autoridade Tributária. E deverá recolher o Imposto sobre Transmissões Patrimoniais, na modalidade de Transmissões Patrimoniais Onerosas
É o mesmo imposto que incidia antes quando algo era vendido pela Internet. Agora, mesmo que o processo seja realizado virtualmente e por meio de plataformas como Wallapop, eBay ou Vibbo, será necessário aplicar esse mesmo imposto. E isso é 4%, não importa onde você olhe
E se você não fizer isso?
Bem, as coisas ficam complicadas. Porque embora plataformas como Wallapop, eBay ou Vibbo facilitem muito, o fato de estar tudo registrado é muito bom para o Tesouro. De fato, a agência solicita periodicamente o registro das transações realizadas. Então é relativamente fácil para eles – embora pesado – cruzar dados e ver quem vendeu o quê. E por qual valor aproximado o fez.
Algo semelhante ocorre com operações por meio de sites de economia colaborativa como o AirbnbA Agência Tributária tem acesso direto aos editais e possui as máquinas que permitem o cruzamento de dados. Isso é útil para eles calcularem o que os contribuintes deveriam ter pago aos cofres públicos.
Modelo 600
Para pagar essa obrigação de 4% sobre todas as vendas que realizamos, os vendedores terão que enviar o Formulário 600. Patrimonial Transfer Tax (ITP) é gerido diretamente pelas comunidades autónomas. Assim, embora você possa baixá-lo aqui e ver todas as informações sobre ele, é conveniente que você faça as consultas obrigatórias nos órgãos fiscais de sua comunidade.
Terá de preencher um total de três folhas, que contêm dados como os seguintes: os dados do ativo, da operação ou ato, da autoliquidação ou da base de cálculo.Esta última seção inclui a taxa de imposto a ser aplicada, que neste caso seria de 4%
Você deve ter em mente, por outro lado, que se a venda em questão gerar algum tipo de lucro acima do preço original, você terá que pagar imposto de renda pessoal. Isso pode ocorrer caso estejamos vendendo um objeto antigo, que adquiriu valor.
O que recomendamos, além de apresentar os modelos e efetuar os respetivos pagamentos, é guardar todos os documentos que comprovem a propriedade dos seus bens. E que, além disso, você guarde todas as evidências da transação como ouro em tecido. Faça capturas de tela da transação sempre que puder e salve todas as comunicações feitas com o comprador. É a única forma de evitar problemas.
