MAN Virtual
A Samsung e o Museu Arqueológico Nacional lançaram um novo projeto conjunto. Os dois colaboraram para transformar as experiências culturais dentro e fora do museu. Para tal, apresentaram a aplicação "MAN Virtual", uma visita virtual ao Museu Arqueológico Nacional A nova visita virtual multiplataforma permitirá a utilizadores de todo o mundo para visitar remotamente as salas do Museu Arqueológico Nacional através de smartphone, tablet, web e realidade virtual. Esta é uma experiência pioneira na Espanha que envolveu a digitalização de 4 andares e 40 salas de exposição do museu.
Os idealizadores do projeto buscam oferecer uma experiência museológica mais interativa e enriquecedora. Além disso, com o novo aplicativo querem levar o extenso patrimônio que o museu abriga para qualquer lugar do mundo. O tour virtual apresenta mais de 13.000 obras arqueológicas e objetos do acervo do museu Como mencionamos, 4 andares do prédio e 40 salas de exposições permanentes foram digitalizados.
O aplicativo MAN Virtual permite percorrer as salas e ampliar as informações sobre as obras com 3.802 pontos de interesse Estes mostram explicações sobre as obras, ilustrações, mapas ou vídeos. Também links para o banco de dados corporativo CER.ES (Colecciones en Red) do Ministério da Educação, Cultura e Esporte para obter informações ampliadas.
O aplicativo “MAN Virtual” está disponível via smartphone, tablet, Samsung Gear VR e versão web. Assim, podemos visitar o Museu Arqueológico Nacional, a partir de casa ou de outro local. Agende também a nossa visita ao museu.
Para criar o projeto 404 panoramas foram feitos, para os quais mais de 15.000 fotografias foram tiradas Além disso, técnicas avançadas foram utilizados na realização e pós-produção para eliminar os reflexos das vitrines. O conteúdo de realidade virtual feito para ser apreciado com o Samsung Gear VR também está incluído. Especificamente, são mostrados 11 panoramas VR de salas de museus. Estes foram feitos em estereoscopia, permitindo uma imersão com maior volume e realismo.
O aplicativo oferece um passeio gratuito pelos diferentes andares e salas. Mas também três percursos temáticos que orientam a visita centrada na figura da mulher com o “Museo en Femenino”, uma viagem pela “Música no Museu” e “Arqueologia da Morte”.Por outro lado, a Samsung e o Museu Arqueológico Nacional assinaram um acordo de colaboração para trazer a tecnologia para o museu.
