Índice:
Já faz algum tempo que as escolas mais avançadas tecnologicamente usam aplicativos, celulares, computadores e tablets para ensinar as crianças. Algo que resulta na interatividade dos alunos para abordar conceitos e aprender de forma mais divertida. O Kahoot é um daqueles aplicativos que busca ensinar através da brincadeira. Uma ferramenta do tipo trivial onde os professores podem montar provas reais de múltipla escolha que são realizadas como se fosse um entretenimento.Para que você possa criar seus próprios Kahoots ou testes em espanhol
A primeira coisa que você precisa é criar uma conta de usuário na plataforma. Para isso, basta acessar o Kahoot e cadastrar-se como teacher (professor), ou utilizá-lo socialmente (Socially) se essa for nossa intenção. Depois disso, podemos encurtar o processo aproveitando os dados de nossa conta de usuário Google ou preenchendo cada lacuna com informações como nome e sobrenome, e-mail endereço e uma senha. A partir deste momento temos acesso aos diferentes recantos da plataforma, tanto para desfrutar dos seus conteúdos como para criar novos.
Do computador
Para gerar um novo Kahoot basta acessar o site criado especialmente para o seu desenvolvimento.A interface da plataforma é em inglês, portanto é necessário ter algumas noções desse idioma para criar essas provas, jogos e exames de conhecimentos, embora o processo seja simples e guiado. O bom é que os conteúdos, como as perguntas e respostas, podem estar em espanhol perfeito. Portanto, há total liberdade criativa mesmo que a ferramenta seja limitada.
Basta clicar no Novo K! e escolha em um novo estilo Kahoot, podendo escolher entre quatro: Quiz, com o formato trivial de perguntas e respostas; Jumble, que propõe ordenar as respostas; Discussion, para propor alternativas e debater os resultados; e Survey, que simplesmente apresenta diferentes respostas para obter a opinião da turma sobre determinadas questões. Todos esses modos coincidem no sistema de perguntas com respostas limitadas no tempo, mas com abordagens um tanto diferentes.
Depois de selecionar qualquer um destes formatos é necessário dar um título ao Kahoot, bem como uma série de etiquetas ou hashtags com qual categorizá-lo. Pode ser matemática, história, linguagem ou qualquer um dos tópicos abordados no questionário. Além disso, você deve especificar o idioma em que seu conteúdo estará, graças ao menu suspenso. E também o público a que se dirige. É importante estarmos atentos ao menu suspenso Visível para, pois isso tornará o questionário público ou privado. Finalmente, podemos adicionar uma imagem de capa. A partir daqui podemos pressionar o botão no canto superior direito e criar o questionário.
As perguntas estão escritas em espanhol na caixa superior da tela, podendo ser uma pergunta direta ou indireta.Ou até mesmo uma abordagem mais aberta. O próximo passo é escrever as respostas nas caixas inferiores da tela. Dependendo do tipo de Kahoot escolhido, é possível completar duas ou até quatro respostas. A ordem também depende se o modo Jumble foi escolhido, portanto, você deve estar ciente desses problemas para garantir que a experiência do jogador, usuário ou aluno seja correta.
O processo de criação pode ser estendido o quanto quisermos, criando o número desejado de questões até completar o teste ou questionário. Terminado o processo, resta apenas clicar no botão Salvar. A partir deste momento podemos rever, reproduzir e compartilhar livremente (desde que esteja marcado como visível ao público).
