Os telefones móveis têm cada vez mais barreiras de segurança. E não é por menos, pois é onde guardamos todas as nossas informações pessoais e, em muitos casos, informações privadas, de trabalho ou mesmo bancárias. Conseqüentemente, os leitores de impressões digitais se tornaram tão populares por sua segurança e velocidade. O que você talvez não saiba é que também pode usar essa camada de privacidade e proteção nos aplicativos que você instalou. Uma boa maneira de proteger conversas do WhatsApp, paredes do Facebook ou fotos do Instagram de olhares indiscretos.
Se você possui um telefone Android com leitor de impressão digital, talvez já tenha uma função integrada de série. Procure-o na seção Segurança ou Privacidade das configurações do terminal, onde você pode estender a proteção de impressão digital para o uso específico de aplicativos específicos, como o WhatsApp. Dessa forma, além de desbloquear o terminal para acessar os aplicativos e conteúdos, é preciso repetir o processo para entrar no WhatsApp.
Claro que se não tivermos esta função, mas tivermos um leitor de impressões digitais, nem tudo está perdido. Existem muitos aplicativos para lançar essa barreira de proteção. Um deles é o App Lock: Fingerprint as Password, um aplicativo gratuito disponível na Google Play Store para celulares Android.Você só precisa instalá-lo e criar uma conta de usuário. Obviamente, você deve conceder certas permissões para poder oferecer essa barreira ao entrar nos aplicativos.
O próximo passo é escolher que tipo de proteção aplicar com o referido aplicativo, que pode ser numérica por código PIN ou com um padrão de desbloqueio. Obviamente, neste aplicativo, você deve marcar a opção de desbloqueio por impressão digital na parte superior da tela de configuração. Caso contrário, é sempre possível ativá-lo também no menu Configurações do aplicativo.
Concluída esta configuração, resta escolher a que aplicações aplicar esta nova barreira de segurança e privacidade. Todos os aplicativos estão listados, então você só precisa marcar os desejadosObserve que, além dos aplicativos, também existem seções do próprio terminal, como Configurações, às quais essa proteção pode ser aplicada.
A partir de agora você pode ver como, ao tentar acessar um aplicativo marcado com esta segurança, aparece uma barreira solicitando sua impressão digital . Se não for inserido, o aplicativo é bloqueado.
