Como evitar que o WhatsApp espie você
Índice:
- Nunca deixe o telefone sem vigilância
- Bloqueio do aplicativo
- Wi-Fi público, um perigo
- Cuidado com computadores públicos
- Mostrar carta
WhatsApp é a rede de mensagens mais utilizada, e onde vemos grande parte de nossas conversas, muitas delas íntimas. Portanto, o medo de que alguém espione comentários ou fotos do aplicativo tornou-se recorrente.
Neste artigo vamos dar algumas pistas importantes que você deve sempre ter em mente, se quiser garantir o máximo privacidade ao usar seu WhatsApp pessoal.
Nunca deixe o telefone sem vigilância
Como descobrimos há alguns meses, graças à nossa colaboração com Carlos Aldama, especialista em informática, uma das formas mais comuns de hackear o WhatsApp é usando o WhatsApp área de trabalho do aplicativo com um segundo celular Se você tirar uma foto do nosso código QR do WhatsApp no aplicativo WhatsApp Web de outro telefone, poderá acessar todo o histórico de conversas e fotos a partir daí. É por isso que é vital nunca deixar o aplicativo aberto se não estivermos na frente dele. Leva apenas um minuto para alguém concluir esta operação.
Bloqueio do aplicativo
Alguns telefones celulares podem usar seu leitor de impressão digital para bloquear aplicativos específicos, proporcionando segurança extra. Nossa recomendação seria que você fizesse isso especificamente com o WhatsApp, pois assim, mesmo deixando o telefone sobre a mesa sem bloqueá-lo, ninguém conseguiria acessar essas informações. Caso seu celular não tenha essa função, existem aplicativos no mercado que permitem ativar esse tipo de bloqueio.
Outra dica útil é reduzir o tempo que leva para a tela escurecer e bloquear ao mínimo. Normalmente são 30 segundos. Tê-lo em um minuto é mais confortável para algumas coisas, mas a verdade é que basta para eles nos jogarem um jogo ruim.
Wi-Fi público, um perigo
Conectar-se a redes públicas gratuitas pode ser perigoso, principalmente porque nunca sabemos exatamente a que estamos nos conectando Quando se trata de uma rede onde acessamos a senha porque alguém nos ofereceu, como em um hotel, não é tão problemático, mas em alguns cafés ou lugares é preciso pegá-los com uma pinça. Especialmente se virmos várias redes com o mesmo nome. O que poderia acontecer? Que alguém criou uma falsa rede Wi-Fi para nos conectarmos a ela e, assim, podermos acessar as informações do nosso telefone, incluindo o WhatsApp.
Cuidado com computadores públicos
Antes falamos sobre o perigo de alguém usar o WhatsApp Web para se conectar à sua conta de outro celular, mas há mais possibilidades em torno do aplicativo de desktop do WhatsApp. Especificamente, se nos conectarmos a um computador público, em um hotel ou biblioteca.
Se nos conectarmos ao WhatsApp Web enquanto fazemos isso, é muito importante que ao terminar fechemos a sessão, já que por padrão ele fica aberto. A forma de encerrar a sessão é pelo celular, acessando Configuração<WhatsApp Web.
Mostrar carta
Este último conselho é para aqueles que são especialmente cautelosos com sua privacidade. Se estivermos preocupados que alguém possa ler nossas conversas literalmente olhando por cima de nossos ombros, uma solução é escolher uma fonte de tela que seja pequena o suficiente para que eles não possam compreendê-lo à distância.
É uma decisão que tem seu ponto negativo, pois se reduzirmos muito o tamanho da fonte, nossa própria experiência do usuário será afetada, assim como nossa saúde ocularDe qualquer forma, vale saber disso como uma possível alternativa para algum momento específico.
Com essas dicas, você pode desfrutar de uso mais seguro de seu aplicativo de mensagens favorito.
